A partir desta terça-feira (1º), 24 unidades de saúde de Campo Grande estarão realizando a coleta de material biológico para a realização do exame de RT-PCR, o padrão ouro no diagnóstico da Covid-19, de forma espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. 

“O objetivo é expandir a testagem ao máximo. Agora estamos com estas 24 unidades, mas iremos ampliar, podendo chegar a até 40 locais realizando a coleta. Sem a necessidade do agendamento, será mais fácil de coletar o material no momento oportuno e, assim, iniciar mais precocemente o isolamento do paciente suspeito”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Naquelas unidades que terão atendimento no período matutino, será feita a coleta de segunda a sexta-feira, entre 8h e 11h, de acordo com a ordem de chegada dos pacientes. Onde a coleta será feita no período da tarde, o horário de funcionamento é das 13h às 16h.

A ampliação da oferta do RT-PCR é uma estratégia para o diagnóstico mais precoce possível, porém só será feito em pessoas que se enquadrarem nos critérios para a realização do exame.

“Devem procurar as unidades quem tem sintoma respiratório de três a sete dias ou quem teve contato próximo, como morar na mesma casa, que alguém que testou positivo”, complementa José Mauro.

Quais unidades buscar?

De 8h às 11h

UBS Universitário
USF Mata do Jacinto
USF Estrela Dalva
USF Zé Pereira
USF Los Angeles
USF
USF Iracy Coelho
Clínica da Família Portal Caiobá
USF Batistão
USF Parque do Sol
UBS 26 de Agosto
USF Tiradentes
UBS Dona Neta
USF Vila Nasser
USF Oliveira
USF Nova
USF São Francisco
USF Aero Itália
USF Albino Coimbra
* USF Anhanduí – Terça e sexta-feira das 08 às 11 horas

Das 13h às 16h

USF Cristo Redentor
USF
USF Jardim Azaléia
USF Vila Fernanda
USF Moreninha

Finais de semana e feriados (6h às 18h)

USF Parque do Sol
USF Nova Lima