Sesau envia mais 300 doses de CoronaVac para profissionais de Saúde do HRMS

Profissionais de Saúde do hospital haviam informado que primeira leva com 300 vacinas não foi suficiente para atender a toda a equipe.
| 20/01/2021
- 18:40
Sesau envia mais 300 doses de CoronaVac para profissionais de Saúde do HRMS
(Foto: Henrique Arakaki, Arquivo, Midiamax) - (Foto: Henrique Arakaki, Arquivo, Midiamax)

Após uma primeira leva de profissionais de Saúde vacinados, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, o Rosa Pedrossian) receberá mais 300 doses da CoronaVac na tarde desta quarta-feira (20), a fim de imunizar as equipes contra o novo (Covid-19). A primeira leva de vacinas, em igual quantidade, não foi suficiente para atender a todos os trabalhadores.

Equipes de Saúde do HR procuraram a reportagem do Jornal Midiamax para relatar que nem todos os trabalhadores do setor foram vacinados pela equipe volante da (Secretaria Municipal de Saúde), gerando apreensão quanto à disponibilidade da vacina.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) explicou que as doses da vacina contra a Covid-19 foram entregues aos municípios com todas as diretrizes repassadas pelo Ministério da Saúde. “Portando, a estratégia é de responsabilidade de cada município e cabe a cada um deles realizar a imunização do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde”.

Neste primeiro momento, profissionais de Saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus (mais expostos à doença) e idosos em instituições de longa permanência (vulneráveis às sequelas da Covid-19) vão receber o imunizante. Em Campo Grande, foram cerca de 28,6 mil doses da CoronaVac entregues pela SES, que as recebeu do Ministério da Saúde –capaz de imunizar 14,3 mil pessoas, considerando-se as duas doses necessárias.

À reportagem, a Sesau explicou que o total de doses de vacina varia de acordo com o tamanho das equipes de cada hospital, que organizam a distribuição interna. Além disso, a Secretaria Municipal optou por uma distribuição fracionada, a fim de imunizar o público-alvo dentro de seu cronograma de distribuição.

A expectativa é de que 300 vacinas sejam entregues ainda nesta quarta-feira ao HR totalizando até aqui 1,2 mil doses –vacinando assim 600 trabalhadores em um universo de 2,8 mil colaboradores (incluindo todos os funcionários de diferentes setores). Outras remessas de vacinas estão previstas, também conforme a Sesau.

A imunização contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul teve início na segunda-feira (18), depois de o Governo do Estado receber do Ministério da Saúde as mais de 158 mil doses de CoronaVac –vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac com o Instituto Butantan. Deste total, 97 mil são reservadas à população indígena, que também é um dos grupos prioritários por conta de seu grau de vulnerabilidade.

Assim, cerca de 61 mil doses de vacina irão atender os trabalhadores da Saúde que atuam no combate ao coronavírus, idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência.

Veja também

Últimas notícias