Sem previsão de imunizar menores de 12 anos, MS deve intensificar busca por não vacinados

Sem novos públicos, várias cidades de MS chegaram à idade mínima para vacinação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Criança abaixo dos 12 anos sendo vacinada na China
Criança abaixo dos 12 anos sendo vacinada na China

Campo Grande e várias cidades de Mato Grosso do Sul já chegaram à faixa etaria mais baixa possível para vacinação contra a Covid-19, os 12 anos de idade. Segundo o Governo, MS já vacinou mais de 100 mil jovens abaixo de 18 anos, sem comorbidades. Isto representa 36% deste público  no Estado. A imunização do grupo foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 13 de agosto com a vacina Pfizer, que já passou por testes e estudos específicos nesta faixa etária.

Agora, com a vacinação avançando, fica a dúvida sobre quando e como será a vacinação para menores de 12 anos, já que nenhuma autorização  foi dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até o momento.

O único pedido no Brasil foi feito no último dia 18  pelo Instituto Butantan para acrescentar na bula da CoronaVac a recomendação para uso de pessoas entre 3 a 7 anos, mas foi negado por unanimidade, dentre outros motivos, pela falta de estudos de fase 3, que são os específicos para determinar a eficácia de um imunizante.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, município deve manter a vacinação aberta até que haja uma maior adesão da população. Além dos mais de 60 pontos previstos no calendário de vacinação, a Prefeitura já diz que tem feito ações itinerantes em bairros mais populosos, supermercados e comunidades terapêuticas a fim de facilitar o acesso.

“Esse trabalho poderá ser intensificado, além da busca ativa que já é realizada através das equipes da unidades de saúde e envio de mensagens para pessoas cadastradas que ainda não se vacinaram”, disse em nota.

O Poder Municipal ainda lembra que resta um número expressivo de pessoas a serem vacinadas com a segunda dose, e que desta forma, este público também precisa ser contemplado. “Por enquanto, não há nenhuma orientação ou deliberação por parte do Ministério da Saúde ou SES para incluir outras faixa etárias na vacinação”, finaliza.

Em maio deste ano, a Pfizer informou que já existem estudos e testes em andamento em crianças de 6 meses a 11 anos de idade para avaliar a eficácia e a segurança do imunizante.

Porém, a Anvisa informou que nenhum outro laboratório pediu para incluir na bula da sua vacina a autorização para uso em menores de 18 anos, mas que a Janssen tem autorização para o estudo clínico de sua vacina com menores de idade. 

Atualmente o único país que vacina crianças abaixo dos 12 é a China. Segundo o artigo divulgado na revista científica The Lancet, após duas doses da CoronaVac aplicadas em um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo testado (552 crianças e adolescentes saudáveis de 3 a 17 anos) produziu anticorpos contra o coronavírus.

Conteúdos relacionados

Tratamento
concurso