Secretário de Saúde diz que municípios devem vacinar indígenas em até uma semana em MS
A vacina contra o coronavírus enfim chegou ao Mato Grosso do Sul e a campanha de imunização já começou na terça-feira (19) em vários municípios. Das 158 mil doses recebidas em MS, 97 mil são destinadas à população indígena e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) pede agilidade na imunização. Em live realizada nesta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vacina contra o coronavírus enfim chegou ao Mato Grosso do Sul e a campanha de imunização já começou na terça-feira (19) em vários municípios. Das 158 mil doses recebidas em MS, 97 mil são destinadas à população indígena e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) pede agilidade na imunização.
Em live realizada nesta quarta-feira (20), o secretário Geraldo Resende reforçou que a vacinação dos indígenas deve ser feita no prazo máximo de uma semana em Mato Grosso do Sul. Ele explica que a imunização dos povos indígenas fica por responsabilidade das prefeituras e do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).
“É a população mais vulnerável, por isso está no PNI (Plano Nacional de Imunização), pela condição inerente aos povos indígenas espalhados pelo nosso país”, disse Resende.
Justamente por priorizar esse grupo, o plano de imunização do Ministério da Saúde foi alvo de críticas, que questionam o porquê deste grupo ser “privilegiado”. A situação piorou quando foi confirmada a informação de que mais da metade das doses de CoronaVac enviadas ao Estado seriam para indígenas.
É preciso ressaltar que povos indígenas sempre foram prioridades nos planos de imunização do país. Diante de uma pandemia, portanto, a situação não seria diferente. Isso porque os indígenas são historicamente mais vulneráveis que os não-indígenas e, inclusive, compreendem campanhas de vacinação próprias.
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Após vaca morrer ao cair em fossa; saiba o que fazer em situações semelhantes
A situação inusitada gerou dúvidas sobre como proceder em casos semelhantes envolvendo animais de grande porte em perigo
Contratos do Governo de MS com fornecedores de cestas básicas supera R$ 46 milhões
Valor se refere à soma de extratos de contrato publicados neste mês
Criança que morreu atropelada em Rio Negro foi arremessada após ser atingida por motorista embriagado
Houve tumulto e local não foi preservado para ser feita perícia
VÍDEO: Idoso é atropelado e socorrido em estado gravíssimo após quebrar pernas e braços em MS
Motorista disse que não teve tempo de frear
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.