A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que o Sistema e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, responsável pelo registro de casos notificados de Covid-19, retornou na noite dessa terça-feira (21), mas ainda segue com instabilidade no sistema.

Apesar do retorno, o sistema de exportação de dados ao nível federal permanece inoperante, conforme a SES, e sem condições de processar os casos que, por ora, estão sendo atualizados pelos municípios, impossibilitando a publicação de novos boletins.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, há 11 dias ficou sem inserir informações nos sistemas do Ministério da Saúde, devido ao ataque de nas plataformas e sistemas de gestão do Ministério da Saúde.

“Neste período, os serviços não foram suspensos e os municípios fizeram o controle por meio do preenchimento de fichas manuais. Então, a partir de hoje, o dia será de grande mobilização entre os municípios de Mato Grosso do Sul, no sentido de digitarem seus casos, na plataforma federal”, esclarece Geraldo Resende.

A SES reitera que o ataque aos sistemas do Ministério da Saúde interferiu diretamente nos registros e controle de informações em nível estadual e municipal e, por isso, comprometeu a publicação de novos boletins. Assim, as atualizações feitas pelos municípios se referem ao represamento de informações desde o incidente de ocorrido no último dia 10 de dezembro.

A SES ainda informa que aguarda manifestação do Ministério da Saúde quanto ao restabelecimento da conexão com os bancos de dados federais como o ConecteSUS e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) – que permanece fora do ar, com os quais será possível retomar a publicação de novos boletins.