Rios Paraguai e Paraná seguem com níveis baixos em MS e devem voltar ao normal em março
Os níveis dos rios Paraguai e Paraná – os dois principais que banham Mato Grosso do Sul – continuam abaixo da média e a previsão é de que somente em março devem voltar a altura normal, conforme a Administração de Navegação e Portos do Paraguai. No Rio Paraguai, que sofreu com a estiagem do ano […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os níveis dos rios Paraguai e Paraná – os dois principais que banham Mato Grosso do Sul – continuam abaixo da média e a previsão é de que somente em março devem voltar a altura normal, conforme a Administração de Navegação e Portos do Paraguai.
No Rio Paraguai, que sofreu com a estiagem do ano passado e atingiu seu menor nível dos últimos 47 anos em MS, a situação é mais preocupante, pois afeta o transporte fluvial. O boletim ressalta que esse fenômeno é comum para a época do ano, mas que a recuperação dos níveis da água estão mais lentos devido ao estado crítico que o rio atingiu no ano passado.
Conforme boletim do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (11) a régua de medição de Ladário marcava 44 cm, sendo que o pior nível foi verificado em outubro do ano passado, alcançando -32cm.
O que ocorre é que, apesar de haver chuvas contínuas nas últimas semanas, os rios não têm uma vazão maior que o sustente, então oscilam para níveis maiores e menores a cada semana.
“Tanto o rio Paraná quanto o Paraguai estão em situação negativa, ambos sofreram uma grande descida e continuam nessa situação. O rio Paraná é muito baixo, extremo; o rio Paraguai tem um nível normal de água baixo. São águas rasas que ocorrem anualmente ”, afirmou a Administração de Navegação de Portos do Paraguai.
“Esperamos que nos primeiros meses isso se normalize e ajude a navegação, mas, segundo as projeções, é alto o percentual de que o fenômeno La Niña se estenda ao longo de janeiro, portanto, teremos que esperar um pouco mais para que isso aconteça normalizar a situação. As águas do Pantanal geralmente ajudam em março, e no inverno temos chuvas que geralmente favorecem ”, conclui.
Notícias mais lidas agora
- Homem que matou empresária em SP é preso na linha internacional em Ponta Porã
- ‘Operação Snow’: Morador de condomínio de luxo resiste, mas é preso com armas e drogas em Campo Grande
- Após ser esfaqueado, homem cai e morre na calçada de residência na Nhanhá
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
Últimas Notícias
Fluminense leva gol de bicicleta, perde do Volta Redonda e continua sem vencer no Carioca
A história do jogo mudou em sua parte final
Lei que dispõe sobre a não divulgação da lotação de servidora com medida protetiva é sancionada
O requerimento terá validade de 12 meses, podendo ser renovado
Homem arrancado de moto e sequestrado por encapuzados continua desaparecido
Leonardo foi abordado pelos autores que estavam em um Fiat Toro
Carlão brilha e Noroeste estreia no Paulistão com vitória sobre o Velo Clube em Rio Claro
O primeiro compromisso colocou o Noroeste na liderança do Grupo C
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.