Quase 1 milhão de raios em 48 horas? Saiba como sensores medem descargas elétricas em MS
Der acordo com o Inpe, o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul registrou quase 1 milhão de raios em apenas 48 horas na última tempestade e muitos internautas levantaram a curiosidade sobre como a contagem dos raios são feitas e se é confiável os números. Com sensores de alta precisão no Estado, os raios são contabilizados por um sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Conforme explicou o instituto, a incidência de raios é feita pela rede Brasil DAT Dataset, que é operado pelo ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica).
A rede integra dados de mais de 110 sensores de superfície de três diferentes tecnologias espalhados por todo o Brasil. Quando um raio acontece, ele emite ondas eletromagnéticas que se propagam pelo espaço e são captadas pelo sensores de superfície.
“Os dados dos sensores são analisados de modo a obter a informação do momento exato em que ocorreu, local de incidência e a intensidade da corrente”, explicou Inpe.
O instituto explica que a rede BrasilDAT Dataset consegue atingir um nível alto de precisão, mapeando a incidência de descargas com uma resolução de até 1 km, ou seja, é possível saber em qual bairro de uma cidade ocorrem mais raios.
Em 2020, a BrasilDAT Dataset passou a integrar também os dados de sensores óticos a bordo do satélite geoestacionário GOES melhorando ainda mais as informações de descargas e colocando o Brasil entre os países mais avançados do mundo nas pesquisas sobre raios.
A Energisa, concessionária que administra a distribuição de energia em MS, disse que conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima, que está presente em todas as unidades da empresa.
“Ela realiza o monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, com abrangência nacional […] Além do sistema de monitoramento, desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Aneel e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o sistema elétrico conta também com equipamentos automatizados, que permitem manobras a distância, diretamente do Centro de Operação da distribuidora, garantindo mais agilidade na recomposição do sistema”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Ex-marido estupra e ameaça jogar mulher e bebê de carro em movimento em Campo Grande
Mulher conseguiu fugir de casa para pedir ajuda enquanto homem dormia
Traficante preso em Campo Grade com cocaína foi executado na fronteira com 21 tiros
Brasileiro foi executado em frente a frente ao Cemitério Municipal de Pedro Juan Caballero
Atirador invade hospital e mata adolescente suspeito de assassinar Elielson para roubar carro
Adolescente participou com mais dois garotos de roubo em Goiás
[ BASTIDORES ] Corrida eleitoral em Campo Grande queimou calorias
Eleições seguem, mas os planos para 2026 já começaram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.