Projeto da Nova Ferroeste busca investidores antes de ir a leilão na B3
A sondagem de mercado iniciou nesta quarta-feira (1º) e segue até dia 8 de dezembro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que deve ampliar o escoamento e busca dar mais competitividade à produção do agronegócio sul-mato-grossense por meio dos portos paranaenses, começou nesta semana a ser apresentado a investidores internacionais antes de ir à leilão na B3 (bolsa de valores de São Paulo). A sondagem de mercado iniciou na quarta-feira (1) e segue até dia 8 de dezembro.
Segundo o Governo, entre os possíveis investidores já inscritos para conhecerem as potencialidades do projeto, estão construtoras, operadores ferroviários e fundos de investimentos do Brasil, Itália, Espanha, China e Emirados Árabes.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), “a Nova Ferroeste entra agora numa fase fundamental, que é a apresentação do projeto a potenciais investidores. É importante que ele receba essa visibilidade para que tenha o nível de interessados no momento em que for a leilão na B3. A previsão estimada de taxa de retorno de investimento para a Nova Ferroeste é de 11% ao ano e o payback (tempo de retorno sobre o investimento inicial) de 17 anos”, afirmou.
Nova Ferroeste
A ferrovia Nova Ferroeste tem uma extensão total de 1.304 quilômetros. Os trilhos dessa nova malha ferroviária deverão ser, em princípio, de bitola mista (estreita e larga), vão entrar em Mato Grosso do Sul pelo município de Mundo Novo e seguirão pelo Estado passando por Eldorado, Iguatemi, Amambai, Caarapó, Dourados e Itaporã, até chegarem a Maracaju. No Paraná, o projeto ainda engloba um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal multimodal ligando Cascavel e Foz do Iguaçu; além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.
O empreendimento é fruto de parceria dos governos de Mato Grosso do Sul e do Parana, em conjunto com o Governo Federal e a sondagem de mercado faz parte do PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), do Ministério da Economia. Durante os encontros com investidores, será apresentado o Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental e Jurídica (EVTEA-J).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.