Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeira leva de CoronaVac para MS garante imunidade a 30 mil na ‘linha de frente’ e idosos

Remessa feita pelo Ministério da Saúde poderá atender, também, até 48,5 mil moradores de terras indígenas no Estado.
Arquivo -

O carregamento destinado a Mato Grosso do Sul com 158.760 doses da vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus (causador da Covid-19), vai garantir imunidade a 30.880 profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate à doença, idosos e portadores de deficiência em internação ou instituições de longa permanência no Estado.

O número é fruto de cálculo que considera as prioridades elencadas pelo Ministério da Saúde na imunização e a orientação, dada pela pasta, para que as autoridades de Saúde já reservem do atual lote as segundas doses do imunizante –a ser aplicada entre 2 e 4 semanas após a primeira.

Nesta segunda-feira (18), os carregamentos da começaram a ser distribuídos pelo . Com eles, veio a nova normativa do Ministério em relação à aplicação das doses –que, antes, colocaram na primeira fase da vacinação um grande número de pessoas: trabalhadores de Saúde, idosos acima dos 75 anos, pessoas com mais de 60 anos em asilos e instituições psiquiátricas, populações indígenas e povos tradicionais ribeirinhos.

No Estado, esse grupo totalizaria hoje 211.633 pessoas, o que demandaria 423.266 doses de vacinas.

Agora, a normativa do Ministério da Saúde restringiu a prioridade a quatro grupos: Trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas); e população indígena vivendo em terras indígenas.

Ainda sobre os profissionais de Saúde, apesar da ênfase de que “todos serão contemplados com a vacinação”, foi instituída uma escala de prioridades que começa com os profissionais que trabalham na vacinação contra a Covid-19, trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos e residências inclusivas; trabalhadores de serviços de Saúde públicos e privados, na urgência e atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência de casos suspeitos e confirmados de Covid-19/ e os demais trabalhadores da Saúde.

Das mais de 158 mil doses, 97 mil chegam com o destino carimbado: devem atender os mais de 80 mil indígenas que vivem em terras indígenas. Considerando-se a determinação para que seja reservada a segunda dose do imunizante, o carregamento entregue nesta segunda-feira atenderia a 48.500 moradores de aldeias –excluindo-se as urbanas.

Restam, assim, 61.760 a serem entregues nos 79 municípios do Estado para os demais grupos prioritários –considerando-se as duas doses, chega-se aos 30.880 “imunizáveis”. A distribuição das vacinas, nestes casos, cabe às prefeituras, que receberão as doses entregues na tarde desta segunda-feira à Rede de Frio sul-mato-grossense –a vacinação simbólica foi aberta neste mesmo dia e terá continuidade na terça-feira (19).

Em , por exemplo, o primeiro dia de imunização está concentrado nos três principais hospitais –Santa Casa, Hospital Regional e Hospital Universitário–, trabalhadores do Samu, das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), além dos 2 maiores asilos da cidade, conforme o titular da (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho.

Depois, será a vez de funcionários da Saúde dos hospitais que atenderam pacientes com Covid-19 em UTIs, por convênio com a rede pública –Clínica Campo Grande, El Kadri, Pênfigo e Proncor e Hospital de Câncer Alfredo Abrão (que atuou como retaguarda)– e pacientes; de unidades de Saúde; e dos Hospitais Cassems e da Unimed, que receberam grande número de pacientes com Covid-19.

O total de vacinas a ser destinado para Campo Grande ainda não foi definido. Ele será determinante para os projetos da prefeitura envolvendo um polo de vacinação, a ser instalado no Guanandizão, ou um para aqueles com dificuldade de locomoção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados