Outubro começou com previsão de alívio ao tempo seco que estava castigando há meses. Conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do em MS), há possibilidade de volumes consideráveis de chuva em grande parte do Estado até o dia 12 de outubro – Nacional da padroeira do Brasil.

O boletim assinado pela meteorologista Valesca Fernandes indica que entre os dias 4 e 12 de outubro, os acumulados de chuva podem chegar a 125 milímetros nas regiões sudeste, leste e nordeste do estado devido à passagem de uma frente fria. “No restante do estado os acumulados de chuvas previstos variam entre 10-35 mm”, consta no relatório.

A meteorologista prevê, ainda, que a partir do dia 12 as chuvas podem ficar mais intensas, com acumulados de chuva na casa dos 175mm em todo o centro-sul de MS. No restante do estado, há probabilidade de tempestades com acumulados de chuva variando entre 30-150mm.


Mapa mostra probabilidade de grandes acumulados de chuva; o mapa superior se refere ao período até o dia 12 de outubro e o de baixo entre 12 e 20 de outubro

Por outro lado, a meteorologia do Climatempo destaca que a sensação de abafamento vai continuar, pois, embora o tempo fique mais fechado, com muitas nuvens e chuva, as temperaturas e a umidade do ar vão ficar elevadas. “É justamente pela combinação entre calor e a umidade disponível na atmosfera, e uma frente fria que atua no Sudeste e canaliza o correr de umidade que vem da Amazônia, que os próximos dias serão marcados por chuva nestas regiões [incluindo MS]”, aponta.

O Climatempo informa que na sexta-feira há possibilidade de chuva forte no sul de MS.

Para esta segunda-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três alertas para tempestades em MS.