A Prefeitura de divulgou nesta quinta-feira (9) que irá conversar e consultar e frequentadores do Centro para atualizar o Plano Local das Zonas Especiais de Interesse Cultural da Região Urbana do Centro. A primeira versão do plano foi elaborada em 2010, passou por mudanças em anos posteriores e agora receberá uma nova atualização.

De acordo com o executivo municipal, o novo Plano Local tem como objetivo incentivar a ocupação empresarial e habitacional do Centro da cidade, promovendo o adensamento e a dinamização econômica, social e cultural na região.

O novo texto deverá ter propostas embasadas considerando alguns eixos de intervenção. São eles:

  • Atualizar a legislação urbanística e revisar os instrumentos de gestão do solo;
  • Ampliar as opções de moradia no centro;
  • Fomentar o desenvolvimento econômico;
  • Otimizar e potencializar os espaços públicos;
  • Valorizar o patrimônio cultural e estruturar a parte administrativa das ações.

Os trabalhos de atualização do Plano envolvem uma metodologia específica, que inclui a elaboração do Plano de Mobilização Social envolvendo os frequentadores do centro, comerciantes e entidades representativas. Além de um diagnóstico das atuais condições institucionais, urbanísticas e de moradia, sociais, culturais, econômicas e ambientais.

As equipes já estão nas ruas fazendo os levantamentos de dados e informações junto aos usuários. O diagnóstico vai durar três meses, onde serão feitas consultas públicas, e abordagens específicas in loco.