Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para especialista, ponto facultativo em MS só é eficaz se somado a medidas restritivas

Infectologista defende lockdown de 14 dias para frear caos na saúde e conter coronavírus em MS
Arquivo -

O decreto do Governo do Estado que criou ponto facultativo no dia 4 de junho, e, portanto, feriadão no fim desta semana pode ter “zero eficácia” caso não esteja associado à medidas severas de restrição, como de 14 dias, tal qual adotado em desde o último domingo (30).

É o que defende o pesquisador da Fiocruz e médico infectologista Júlio Croda, uma das principais vozes na defesa de medidas restritivas de circulação para conter o avanço da pandemia, que apenas em MS já infectou aproximadamente 300 mil pessoas e matou quase 7 mil. Segundo ele, o Governo deveria seguir o exemplo de Dourados, que decretou lockdown no município para barrar a transmissão do coronavírus e inclusive enrijeceu as medidas na última segunda-feira (31).

“Um dia de ponto facultativo tem pouco impacto sem medidas restritivas mais severas. Deveria decretar o lockdown de 2 semanas igual de Dourados. Estamos com sistema de saúde colapsado”, disse o infectologista ao Jornal Midiamax.

O médico orientou que os moradores permaneçam em casa e evitem aglomerações, pois o ponto facultativo ‘abriria brecha’ para a circulação de pessoas nas cidades, com intenso fluxo intermunicipal, aos moldes do que costumeiramente se observa nos feriadões.

Vale lembrar que, no município de Campo Grande, a Prefeitura decidiu que não haverá ponto facultativo. Em municípios do interior, como em , já foi decidido adoção de medidas restritivas para minimizar o avanço da pandemia.

Municípios preocupados com ‘feriadão’

Nessa segunda-feira (31), em reunião, os prefeitos associados à (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), decidiram por barreira sanitária e por encaminhar solicitação de restrição ao governo. Conforme o presidente da entidade, Valdir Júnior, a maioria decidiu por adotar medidas como barreiras nas entradas dos municípios, entre os dias 3 e 6 de junho, (quinta-feira a domingo). Além disso uma solicitação de proibição de transportes públicos intermunicipais para este período será enviada ao Estado já nesta terça-feira (1º).

As cidades que aderirem às restrições parciais deverão decretar toque de recolher mais rígido, das 20h às 5h da manhã do dia seguinte, e também lei seca, com proibição de consumo de bebida alcoólica em local público e estabelecimentos comerciais, assim como Bonito já anunciou.

Restrições em cidade turística

Na cidade turística, o Município decretou nesta segunda-feira (31) que a venda de bebidas alcoólicas está vedada até 14 de junho, assim como o consumo de tereré e narguilé nas vias públicas. Os atrativos turísticos estão liberados, desde que obedeçam as normas de biossegurança. Já os eventos estão proibidos no período. Hotéis e agências de viagens podem abrir também se seguirem as regras sanitárias. Boates, casas de shows e parques também não poderão abrir. Apresentações musicais ao vivo estão vedadas. 

Tabacarias podem abrir, mas não podem permitir o uso de narguilés em suas dependências. Igrejas podem realizar celebrações com 50% da capacidade de público. Salões de beleza, clínicas de estética e estabelecimentos semelhantes devem atender apenas um cliente por vez, com intervalo de 30 minutos entre cada serviço. Academias devem submeter plano de biossegurança ao comitê municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

Últimas Notícias

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira