A partir desta sexta-feira (25), até o dia 1ºde julho, passam a vigorar novas medidas restritivas em relação à pandemia do coronavírus em Dourados. Entre elas, o toque de recolher das 21h às 5h, em virtude da classificação da cidade com bandeira vermelha.

De acordo Decreto Municipal nº 461, está permitido o funcionamento de praticamente todas as atividades econômicas, mas os estabelecimentos devem continuar cumprindo as medidas e protocolo de biossegurança.

Ainda segundo as novas medidas assinadas pelo prefeito Alan Guedes (PP) e pelo procurador geral do município, Paulo César Nunes da Silva, fica autorizado o serviço de delivery de comida pronta para o consumo até às 23h, todos os dias, mas a partir das 21h fica vedada qualquer forma de venda de bebidas alcoólicas, de forma presencial ou delivery.

A Prefeitura de Dourados publicou o novo Decreto Municipal nº 461, que define as novas medidas restritivas a serem tomadas contra a pandemia da covid-19, entre elas, o horário do toque de recolher das 21h às 5h.

Além disso, ainda continua proibido à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, restaurantes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite.

As apresentações com música ao vivo também estão permitidas, entreanto, segue proibida, a prática da dança. Fica autorizado o funcionamento das feiras locais. Festas, eventos e comemorações, inclusive em residências seguem proibidas, assim como a prática esportiva coletiva amadora, sendo permitida a prática esportiva individual, inclusive ao ar livre, e a prática esportiva do tênis e similares no formato simples (1 x 1).

Fica autorizada, para realização de atividades físicas orientadas, desde que supervisionadas pela Fundação de Esportes de Dourados, a abertura do espaço público denominado Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão (Jorjão), bem como, o treinamento por parte das equipes comprovadamente classificadas em campeonatos promovidos pelas Federações, Confederações, Comitês Olímpico e Paralímpico Nacionais, Funed e Fundesporte.

Vacinação

A celeridade na imunização e as mudanças para agilizar o fluxo de atendimento fez com que Dourados chegasse a resultados positivos como a abertura de vaga de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS, depois de 90 dias com fila de espera. O município já vacinou 92.526 pessoas com a dose 1 e 36.930 já tomaram a segunda dose.

Os dados positivos vieram depois que Dourados decretou lockdown entre os dias 30 de maio e 12 de junho. No dia 31 de maio, a fila de espera por uma UTI Covid estava com 59 pacientes.

“O esforço coletivo continua sendo muito importante neste momento e não podemos baixar a guarda. Vamos continuar com todos os cuidados, todas as medidas preventivas contra a contaminação da Covid-19 ainda são necessárias. Use a máscara, o álcool em gel, o distanciamento físico e evite aglomerações”, ressalta o Prefeito Alan Guedes.