Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novidade em Campo Grande, viagens de app em motos já tiram o sono de mototaxistas

Uber vai adicionar novo serviço na plataforma e polêmica pode recomeçar
Arquivo -

A polêmica entre motoristas de aplicativo e motoristas ‘tradicionais’ pode se repetir em , mas dessa vez com novos protagonistas: os mototaxistas. Isto porque a anunciou que trará para a sua plataforma o serviço de transporte de passageiros em motos, semelhante ao mototáxi. Entre os profissionais tradicionais no transporte de passageiros em moto, a novidade já é responsável por tirar o sono de quem vive das corridas. 

Em 2017, quando a empresa implantou o aplicativo de mobilidade urbana na Capital, uma rivalidade entre os novos motoristas e os taxitas gerou certa discussão e represálias no meio automotivo. Agora em 2021, segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Durvair Caburé, o setor recebe esse novidade com preocupação.

“Moto não é um veículo qualquer, tem uma capacidade de acidente maior. A gente precisa de pessoas, homens e mulheres, capacitados para exercer essa atividade de transporte de pessoas”, disse ele ao Jornal Midiamax. Caburé frisou que o índice de acidentes envolvendo mototaxistas é ‘quase zero’, por conta da capacitação dos condutores que rodam na cidade.

“Quando a gente vê que está chegando um aplicativo que basta ter uma moto e os documentos que eles exigem, que é quase nada e já pode transportar vidas, a gente vê com muita preocupação”, continuou. 

Conforme o presidente, outra fator preocupante é a diminuição da demanda em Campo Grande. “Vai atingir o setor em cheio, como atingiu o setor dos táxis. O próprio serviço de carros já atingiu muito as motos, não só os taxistas”, comentou com a reportagem. Para ele o setor já vive em dificuldade e o novo serviço vai piorar a situação. 

Novo serviço

De acordo com a Uber, a modalidade promete sair por um preço menor do que o do UberX, dos veículos de quatro rodas, e que todas as viagens incluem, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e a localização no mapa, em tempo real.

Além de Campo Grande, algumas outras cidades do país também contarão com o serviço, que já oferecido em Aracaju (SE). A expectativa é de que a modalidade esteja disponível para os usuários em algumas semanas.

Com a chegada das viagens de moto, entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto. Para dirigir nesta modalidade, o motociclista precisa ter 21 anos ou mais, ter CNH ao menos há dois anos e ter no documento a observação de atividade remunerada (EAR).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Últimas Notícias

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti

Le Blog Maria Antonia

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário da cidade, em sessão realizada recentemente . O texto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). A proposta seria uma homenagem às artesãs que criam bonecos ultrarrealistas de bebês, chamadas … Continued