No Estrela do Sul, moradores reclamam de horas de espera por agendamento em unidade de saúde

Gestante chegou a passar mal por ficar horas no sol esperando atendimento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Agendamento para consultas tem longa fila na UBS do Estrela do Sul
Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Moradores do Bairro Estrela do Sul, região norte de Campo Grande, reclamam de longas filas e horas de espera para conseguir agendar consulta médica na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Willian Maksoud.

Para garantir a consulta, os primeiros da fila chegaram por volta das 4h, segundo os próprios moradores. Muitos enfrentam mais de 3 horas de espera para conseguir o agendamento. 

É o caso de Jéssica Martins Correia, 27 anos, que está na unidade desde às 6h30. Ela reclamou do fato de ter que esperar sob o forte sol até começar o atendimento. Ela contou à reportagem que está em busca de médico para atender o filho, que está com dor no estômago. “É sempre essa desorganização, mas nunca teve uma fila tão grande”, reclamou.

A demora também foi motivo de reclamação da idosa Tereza Oliveira Castelo, 67, que chegou às 6h e até às 9h ainda não havia sido atendida. “Esse posto é bagunçado e atende uma região muito grande”, ponderou.

O caso da idosa está muito recorrente nas unidades de saúde, que é o de pessoas que estavam em isolamento por causa da pandemia e, agora, estão decidindo fazer check-ups de fim de ano. 


Tereza Castelo procurou agendamento para fazer check-up pós-pandemia – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Já Adriano Ferreira, de 25, comenta que mora há 2 anos no bairro e todo mês é a mesma situação. “Começo de mês é sempre lotado”, disse, relatando que já é a 2ª vez que procura a UBS por conta de dor nas costas e falta de ar e fica mais de 2h na fila esperando.

A demora estava tão grande que uma mulher gestante passou mal e acabou desmaiando. Ela precisou ser atendida pela equipe de enfermeiros da unidade.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que duas servidoras que auxiliam nos atendimentos na unidade se ‘ausentaram por motivos particulares’, provocando lentidão acima do normal no local.

A pasta pontuou que a segunda-feira é um dia com fluxo maior e, por isso, há lentidão no atendimento. A Sesau concluiu que “todos os pacientes que estão aguardando por atendimento são acolhidos e acomodados, em sua maioria estão esperando dentro da própria recepção ou na varanda da unidade. É importante informar ainda que não houve nenhuma intercorrência, como paciente que tenha passado mal enquanto aguardava atendimento, foi registrada”.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

*Atualizada às 9h54 para acréscimo de posicionamento da Sesau

Conteúdos relacionados

Papai Noel dos Correios