No Dia do Campo, comunidades agrícolas recebem visita de técnicos da Sedesc
O Município apoia 24 comunidades de agricultores familiares e as ações desenvolvidas na área urbana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta segunda-feira (10), é comemorado o Dia do Campo e, aproveitando a data, a Sedesc (Superintendência do Agronegócio da Sedesc) realizou visitas a comunidades agrícolas de Campo Grande. Levantando necessidades e sugerindo soluções que conduzam ao incremento da produção.
Um exemplo é a visita feita ao Assentamento São Luiz, onde os técnicos acompanharam o trabalho em três setores: produção de ovos, cultura de limão e pepino.
“A data comemorada hoje tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância do campo para a economia e o meio ambiente, além de incentivar a exploração consciente e sustentável de todos que trabalham com atividades relacionadas ao campo”, comentou o Superintendente do Agronegócio da Sedesc, Walter Sérgio Ribeiro de Lima.
Em Campo Grande, a Prefeitura, através da Sedesc, apoia integralmente as 24 comunidades de agricultores familiares e as ações desenvolvidas na área urbana, que já conta com quase 100 hortas urbanas e projetos vitoriosos como o ‘Saladão’, que hoje está em pausa por conta da pandemia de coronavírus. Campo Grande oferece auxílio no processo de produção, comercialização e consumo dos produtos que vão do campo para a mesa dos consumidores.
Plano Municipal de Agricultura Urbana
Além disso, a Prefeitura criou o Plano Municipal de Agricultura Urbana, com objetivo principal de promover práticas agroecológicas que envolvam a produção, o agroextrativismo sustentável, a coleta, a transformação e a prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos voltados ao consumo próprio, trocas, doações ou comercialização, aproveitando de forma eficiente e sustentável os recursos e insumos locais.
O Plano, que no momento está sendo regulamentado, será formado por dois programas: o Hortas Urbanas e o Agricultura Agroecológica. Esses dois programam permeiam todas as ações do agronegócio no município, como as hortas urbanas, o Saladão, o futuro Núcleo Agroecológico será implantado na zona oeste do município, numa área com cerca de 30ha, ao lado do Polo Empresarial Oeste.
A Sedesc deverá receber ainda esta semana uma comissão da Associação de Fruticultores da região das Três Barras (onde fica a Escola Agrícola) para começar a analisar a possibilidade de implantar ali um polo municipal de fruticultura.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
A maior parte dos eleitos é de homens (15), enquanto há duas mulheres no grupo
Homem é preso em flagrante por receptação de peças veicular
O material está avaliado em R$ 150 mil
Empresário diz à CPI ter rebaixado 42 clubes e lucrado R$ 300 milhões com manipulações
Pediu desculpas aos dirigentes da agremiação
Neutro sobre 2ª turno, PSB libera filiados para decidir entre Adriane ou Rose
Carlão falou que os partidários terão liberdade de escolha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.