Pular para o conteúdo
Cotidiano

No Dia do Campo, comunidades agrícolas recebem visita de técnicos da Sedesc

O Município apoia 24 comunidades de agricultores familiares e as ações desenvolvidas na área urbana
Arquivo -

Nesta segunda-feira (10), é comemorado o Dia do Campo e, aproveitando a data, a Sedesc (Superintendência do Agronegócio da Sedesc) realizou visitas a comunidades agrícolas de . Levantando necessidades e sugerindo soluções que conduzam ao incremento da produção.

Um exemplo é a visita feita ao São Luiz, onde os técnicos acompanharam o trabalho em três setores: produção de ovos, cultura de limão e pepino.

“A data comemorada hoje tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância do campo para a economia e o meio ambiente, além de incentivar a exploração consciente e sustentável de todos que trabalham com atividades relacionadas ao campo”, comentou o Superintendente do Agronegócio da Sedesc, Walter Sérgio Ribeiro de Lima.

Em Campo Grande, a Prefeitura, através da Sedesc, apoia integralmente as 24 comunidades de agricultores familiares e as ações desenvolvidas na área urbana, que já conta com quase 100 hortas urbanas e projetos vitoriosos como o ‘Saladão’, que hoje está em pausa por conta da pandemia de coronavírus. Campo Grande oferece auxílio no processo de produção, comercialização e consumo dos produtos que vão do campo para a mesa dos consumidores.

Plano Municipal de Urbana

Além disso, a Prefeitura criou o Plano Municipal de Agricultura Urbana, com objetivo principal de promover práticas agroecológicas que envolvam a produção, o agroextrativismo sustentável, a coleta, a transformação e a prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos voltados ao consumo próprio, trocas, doações ou comercialização, aproveitando de forma eficiente e sustentável os recursos e insumos locais.

O Plano, que no momento está sendo regulamentado, será formado por dois programas: o Hortas Urbanas e o Agricultura Agroecológica. Esses dois programam permeiam todas as ações do agronegócio no município, como as hortas urbanas, o Saladão, o futuro Núcleo Agroecológico será implantado na zona oeste do município, numa área com cerca de 30ha, ao lado do Polo Empresarial Oeste.

A Sedesc deverá receber ainda esta semana uma comissão da Associação de Fruticultores da região das Três Barras (onde fica a Agrícola) para começar a analisar a possibilidade de implantar ali um polo municipal de fruticultura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes sobre redes: ‘Big techs têm ideologia e não podem querer posar de neutras’

Solteiro, Lucas Lima brinca e faz desabafo no Dia dos Namorados

Matheus Cunha assina com o Manchester United até 2030

Comitê organiza ato em solidariedade ao povo palestino em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

Mesmo após reedição, Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto de IOF

Últimas Notícias

Cotidiano

Supermercados e igreja oferecem testes gratuitos de ISTs durante o final de semana

O atendimento será das 8h às 13h, ou até o fim dos testes disponíveis

Transparência

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Em outubro passado o local, por determinação judicial devia ser fechado; lá foram flagrados casos de tortura e maus-tratos n

Polícia

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira em MS

Além desse crime, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem, por não pagamento de pensão alimentícia relacionada a outro relacionamento

Cotidiano

Final de semana tem plantão de vacinação contra gripe em Campo Grande; confira onde 

A ação será realizada das 9h às 16h, no Pátio Central Shopping