Depois de registrar duas cidades com umidade relativa do ar abaixo dos 25%, na lista das 11 com menor valor na segunda-feira (8), segundo o (Instituto Nacional de ), a previsão é de que a massa de ar seco que está em Mato Grosso do Sul deve perder força e o tempo chuvoso deve voltar ainda esta semana.

Conforme o Inmet, Corumbá e registraram umidade relativa do ar em 23%, índice considerado de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde), podendo causar prejuízos para a saúde como indisposição, danos às vias respiratórias e até desidratação.

O índice considerado ideal para o organismo humano gira em torno de 40% a 70%, conforme a OMS.

Volta das chuvas

Após ter o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 5 anos, Mato Grosso do Sul registrou dias de estiagem no início de fevereiro. Porém, conforme a meteorologista Franciane Rodrigues, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), informou que esta semana haverá o retorno das chuvas.

Isso porque, segundo a previsão do Cemtec, a massa de ar seco que age sobre o Estado perde força no decorrer na quarta-feira, que dão lugar à áreas de instabilidade.

Assim, no período de 10 a 16 de fevereiro, Mato Grosso do Sul deve registrar grandes acumulados de em todas as regiões, especialmente nos municípios do centro-sul do Estado. Estes, podem registrar volume de até 60mm de chuva no período.