De novo: Há risco de novo temporal de poeira no fim de semana em Mato Grosso do Sul
Combinação de vendaval com solo seco pode causar fenômeno, mesmo que de forma menos intensa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sul neste fim de semana.
Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.
Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.
Nuvem de poeira
Conforme especialistas do Climatempo, o tempo seco dos últimos meses provocou queda acentuada na umidade do solo. Região centro-norte do Estado, por exemplo, registrava valores entre 10% e 40% de umidade do solo. Também, o lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.
Campo Grande ainda se recupera dos prejuízos causados pela tempestade registrada na última sexta-feira, que foi a mais forte dos últimos 15 anos, com rajadas de vento de até 100 km/h. Milhares ficaram por mais de 3 dias sem energia elétrica e centenas de árvores caíram, exigindo força-tarefa para remoção e limpeza de vias.
Frente fria
Para o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mudança no tempo começa no sábado, quando a frente fria chega à região centro-sul de MS.
Segundo a meteorologia, todas as cidades no centro-sul do estado poderão ter pancadas de chuva com fortes rajadas de vento. O meteorologista Cleber Souza, explicou ao Jornal Midiamax como será a mudança no tempo. “Volta a chover com mais intensidade, com a chegada de nova frente fria, que favorece rajadas de vento e tempestade, com pancadas de chuva significativas”, pontuou.
Após as chuvas mais significativas de sábado, a tendência é de queda nas temperaturas. No domingo, a mínima prevista para Ponta Porã é de 13ºC. Em outras cidades da fronteira e do cone sul de MS, os termômetros podem chegar a 14ºC, como em Sete Quedas e Amambai.
Já na região de Dourados e cidades no entorno, o domingo poderá ter friozinho de 15ºC pela manhã. Campo Grande e municípios da região central podem marcar 17ºC, com máxima de 23ºC.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Suspeito de matar idoso a tiros em conveniência se apresenta à polícia e alega legítima defesa
Atirador fugiu após matar Edson Moreira do Santos e estava foragido desde a noite da última sexta-feira (11)
Após paralisação, policiais civis marcam assembleia para discutir aumento salarial
Policiais civis tiveram paralisação proibida pela Justiça
Com mudança de horário no Paraguai, lado brasileiro ganha 1h para receber ‘vizinhos’ no comércio local
Para a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, mudança não traz prejuízos para o comércio brasileiro
Praça Elias Gadia sedia o 1º Torneiro de Futebol Feminino Indígena na próxima sexta
O evento tem início às 17h, e as partidas de futebol society seguem até o dia 20
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.