Nova variante: MS se nega a decretar restrições e só ação coordenada teria efeito, diz especialista
Não há justificativa para o governo se eximir da responsabilidade, disse infectologista
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a ameça de uma ‘4ª onda’ da covid cada vez mais real, Mato Grosso do Sul não irá adotar medidas restritivas mais severas. A atual política do Estado sobre a questão é deixar a responsabilidade para os municípios. O posicionamento é diferente ao praticado em outros estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo.
“Entendemos que os municípios precisam tomar as decisões e um decreto mais restritivo tem que partir do prefeito municipal, até para preservar a responsabilidade de cada ente federado. Tem que seguir o Prosseguir [Programa de Saúde e Segurança na Economia], tem que tomar medidas de redução de mobilidade urbana de acordo com a coloração do Prosseguir. Estamos recomendando seguimento rigoroso daquilo que aponta o Prosseguir”, afirmou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.
Entretanto, a infectologista Mariana Croda, que também é consultora da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), avalia que, neste momento, somente ações coordenadas a nível estadual podem surtir efeito. “Não há justificativa para o governo se eximir da responsabilidade de fazer a coordenação [das ações]. Por exemplo, Dourados fecha e as demais cidades como Itaporã e Douradina não, qual seria a lógica disso? As atividades têm que ser coordenadas por alguém. Quando o Estado deixa para os municípios, a comunicação falha e fica muito difícil fazer com que qualquer medida realmente surja qualquer feito a curto prazo”, explicou a especialista.
Ainda no início da pandemia, em 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. “Ou seja, conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia”, conforme consta no site oficial do órgão.
Mapa do Prosseguir serve como orientação para que prefeitos adotem medidas restritivas
Ações necessárias
No próprio boletim da Fiocruz com o levantamento da situação em cada estado do país, os pesquisadores alertaram para o recrudescimento da pandemia nas próximas semanas.
O estudo aponta númerio maior de contaminação e internação da população mais jovem devido às condições precárias de trabalho e transporte, além da retomada de atividades econômicas e de lazer. Medidas de afrouxamento das restrições têm sido tomadas em diversos Estados e municípios, que flexibilizaram restrições vigentes em março.
Mato Grosso do Sul volta a atingir nível crítico e vive ameaça de 4ª onda da pandemia – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax
Para Mariana Croda, é urgente que sejam tomadas medidas que possam reduzir as taxas de transmissão do coronavírus. “Ideal é adotar medidas restritivas severas em todo o Estado, levando em conta que todas as regiões estão sob o risco de uma nova onda de morte por falta de acesso ao serviço de saúde, por no mínimo 14 dias. Aí sim, o Estado poderá fazer a interlocução com os municípios para falar em medidas individuais”, orientou.
Por fim, a infectologista lamenta a falta de ações para conter uma nova onda da doença em MS. “Vejo com tristeza par anós, profissionais de saúde, que vamos continuar carregando nas costas a ineficiência dos governantes em prover o mínimo de coordenação na doncução da pandemia, e continuar contando mortes”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Jornal Midiamax transmite ao vivo apuração do 1º turno no TRE-MS pela TV e redes sociais
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
Últimas Notícias
Motociclista morre uma semana após ser arremessada por motorista que fugiu sem prestar socorro
Acidente aconteceu no último dia 27 em Japorã e vítima sofreu traumatismo craniano
Homens são flagrados com ‘santinhos’ e transportando ilegalmente eleitores em MS
Condutor e passageiro informaram que as eleitoras seriam vizinhas
Motorista é levado para delegacia por tumultuar e discutir próximo de colégio eleitoral em Sete Quedas
Homem desobedeceu ordem voltando próximo da escola e então foi preso
“Estamos lutando contra os donos poder”, afirma Thiago Botelho ao votar em Dourados
Professor diz que teve menos cabo eleitoral e não pagou para adesivar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.