Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra segunda morte causada pela H3N2

Vítima é idosa de 76 anos, que morava em Corumbá
Arquivo -
Cidade já totaliza 1.121 óbitos por coronavírus
Cidade já totaliza 1.121 óbitos por coronavírus

Foi confirmada, na tarde desta terça-feira (28), a segunda morte causada pela H3N2 em . A vítima é uma idosa de 76 anos, moradora de Corumbá, que estava internada há oito dias.

De acordo com o assessor militar da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Marcello Fraiha, a vítima teve os primeiros sintomas em 17 de dezembro e deu entrada no pronto socorro no dia 20 deste mês, falecendo na manhã desta terça.

Essa é a segunda morte causada pela doença em Mato Grosso do Sul, a primeira trata-se de um jovem, de 21 anos, que deu entrada no CRS Nova no dia 20 de dezembro e veio a óbito no dia 21 de dezembro.

O paciente morava em e não apresentava histórico de comorbidades.

Salto de casos

O segundo óbito acontece na mesma data em que um salto nos casos da doença é registrado em Campo Grande, mesmo município onde foi registrado o primeiro óbito pela cepa.

A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que foram registrados 41 casos da cepa H3N2 nesta terça-feira (28), um aumento de 31 casos comparados com segunda-feira (17), quando foram registrados 10 casos.

Sem pânico

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, não existe motivo para ‘pânico’, pois a atualização da vacina que previne contra a H3N2 já deve acontecer logo nos primeiros meses de 2022.

“Em março ou abril de 2022 já vai ter remessa de vacinas para a nova cepa. Não é uma situação de pânico como estamos observando”, explicou.

“Tem muita gente em busca do teste para H3N2 e eu sei de onde está vindo essa orientação. Temos unidades sentinelas para saber que o vírus está circulando em Campo Grande. Não é prerrogativa do Ministério da Saúde testar a população para a H3N2, o que existe é o comércio privado oferecendo o teste para uma questão comercial”.

Marcello Fraiha, em vídeo divulgado nesta tarde, também reforçou a não necessidade de pânico. “Estamos observando a nossa série histórica de influenza aqui no Estado, desde o ano de 2009. No ano de 2016 chagamos a registrar até 116 óbitos, porém este ano registramos dois óbitos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

trt/ms

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Últimas Notícias

Polícia

Suspeitos de matar adolescente em Campo Grande são presos

Autores atiraram contra policiais e tentaram fugir

Trânsito

Motorista é presa bêbada após acidente grave em Campo Grande

Homem que conduzia motocicleta teve traumatismo cranioencefálico

Esportes

Memphis marca 1º gol da vitória da Holanda sobre a Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Holanda e Finlândia compõem o Grupo H, que conta ainda com Polônia, Lituânia e Malta

Brasil

Barroso: ‘Constituição brasileira permite que tudo possa chegar à Suprema Corte’

Presidente do STF reforçou que numa democracia há espaço para todas ideologias políticas