Campo Grande confirmou 41 casos da cepa H3N2. A informação foi divulgada pela (Secretaria Municipal de Saúde), na manhã desta terça-feira (28). Até nesta segunda-feira (27), a cidade registrava 10 casos.

Ontem, durante uma agenda, o Secretário de Saúde da Capital, José Mauro, destacou que não existe motivo para ‘pânico' e que a atualização da vacina já deve acontecer logo nos primeiros meses de 2022.

O secretário ainda adiantou que logo dos primeiros meses do próximo ano, Campo Grande vai receber vacinas contra a já atualizadas com anticorpos para combater a H3N2.

“Em março ou abril de 2022 já vai ter remessa de vacinas para a nova cepa. Não é uma situação de pânico como estamos observando”, explicou.

Mauro também ressaltou que não existe uma prerrogativa do Ministério da Saúde para testar a população para a H3N2 e que os testes estão sendo realizados pelo comércio privado.

“Tem muita gente em busca do teste para H3N2 e eu sei de onde está vindo essa orientação. Temos unidades sentinelas para saber que o vírus está circulando em Campo Grande. Não é prerrogativa do Ministério da Saúde testar a população para a H3N2, o que existe é o comércio privado oferecendo o teste para uma questão comercial”.