A um mês para o retorno das aulas nas escolas de Mato Grosso do Sul, o cenário ainda não permite que as secretarias de educação afirmem se haverá a volta dos alunos para sala de aula no modo presencial. Porém, tanto as unidades municipais quanto estaduais já aprovaram um plano de biossegurança para evitar a transmissão de coronavírus.

O período para pré-matricula ainda está em andamento em todas as escolas. Na REE (Rede Estadual de Educação), são disponibilizadas 215 mil vagas, o calendário escolar deve ser divulgado no dia 5 de fevereiro e retorno as aulas no dia 1° de março.

O plano de biossegurança contem 63 novas normas para estudantes, professores, diretores e demais funcionários das unidades estaduais. Dentre as mais ‘diferentes' da antiga rotina está:

  • Cada deve definir horários de entrada e saída das turmas para evitar aglomeração;
  •  Ao chegar na unidade, o aluno deve ter a mão e os calçados higienizados, além de ter a temperatura aferida antes de entrar na sala;
  • Os pais deverão ser orientados para não se aglomerarem na frente da escola, nos horários
    de entrada e saída, de forma que, usando máscaras, mantenham a distância ideal entre si;
  • Os intervalos das aulas deverão ser organizados para evitar o acúmulo de estudantes no pátio, no momento da troca de professores. O recreio será vistoriado para que os alunos não fiquem aglomerados;
  • A cada troca de turno a escola deve ser limpa. Banheiros e cozinhas devem ser higienizados a cada 2 horas;
  • Não será exigido um teste para para retornar, porém, alunos e servidores devem procurar a diretoria e informar se apresentou sintomas da doença, devendo ficar afastado por 15 dias.

Nos espaços, devem ser implantados equipamentos de higienização com álcool em gel 70%. Confira outras regras clicando aqui.

Limpar sapatos a intervalos escalados; confira regras de biossegurança nas escolas de MS
Na fila da merenda, alunos devem se manter distantes (Foto: Divulgação/PMCG)

Na Reme (Rede Municipal de Educação), o processo de matrícula também está em andamento, mas conta com 08.839 alunos, 7.441 profissionais da educação e 5.174 servidores administrativos. O retorno das aulas está previsto para o dia 8 de fevereiro.

Conforme o protocolo do município, na primeira semana, por exemplo, retornarão os alunos dos últimos anos, de forma gradual. Os alunos do , as práticas pedagógicas ainda serão oferecidas no formato remoto.

Confira alguns novas regras nas escolas municipais:

  • Manter o treinamento com, no máximo, 12 alunos, proceder à divisão da quadra ou do espaço destinado à prática esportiva e a utilização de material individual para cada aluno;
  • Será recomendável que alunos e profissionais usem máscaras de pano e troquem a cada três horas de permanência nas escolas;
  • O horário de entrada dos alunos poderá ser estendido em 15 minutos, os de saída, por turmas, poderá ser reduzido, para evitar aglomeração;
  • Os alunos devem ser orientados a lavar as mãos após o intervalo ou saída da sala de aula;
  • As refeições deverão ser servidas dentro da sala de aula;
  • Na fila da merenda, alunos devem ficar a 1,5 metro de distância.

Veja as demais regras clicando aqui.

Ambos planos de biossegurança anexaram o foco no acolhimento e acompanhamento emocional após um ano longe da sala de aula de dos amigos. Um protocolo de Saúde Emocional estará sendo desenvolvidos nas escolas durante o retorno das aulas.