Para o ano letivo de 2021, os cursos de pós- da UFMS estão realizando uma seleção integrada com oferta de 850 de mestrado e doutorado. As inscrições podem ser feitas até 10 de fevereiro pelo site posgraduacao.ufms.br.

As oportunidades são para os programas de da Cidade Universitária, em , e dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá e Três Lagoas. As linhas de pesquisa abrangem as áreas de Administração, Agronomia, Antropologia Social, Biologia Animal, Biologia Vegetal, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Ciências do Movimento, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Computação Aplicada, Comunicação, Direito, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Educação, Eficiência Energética e Sustentabilidade, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Ensino de Ciências, Estudos Culturais, Estudos de Linguagens, Estudos Fronteiriços, Geografia, Letras, Psicologia, Química, Recursos Naturais, Saúde da Família, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Tecnologias Ambientais.

O objetivo da seleção unificada é beneficiar tanto as pessoas que se inscreverem quanto as coordenações dos cursos. Segundo o chefe da Coordenadoria de Pós-graduação, Além-Mar Bernardes Gonçalves, um período de inscrições único e superior a 30 dias propicia aos candidatos mais tempo para se prepararem para a seleção.

Além disso, este sistema permite que a aplicação das provas de suficiência em língua estrangeira também seja unificada para todos os mestrados e doutorados. Em 2021, as provas de suficiência foram elaboradas pelo Programa de Extensão: Ensino de Línguas da UFMS (Progeli) e serão realizadas no formato remoto. (Informações da assessoria)