IFMS abre 383 vagas para graduação em dez municípios

Processo seletivo que oferta vagas em cursos de graduação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Podem se inscrever participantes do Enem em 2018, 2019 e 2020 que obtiveram nota acima de zero nas provas. Inscrições seguem até 5 de junho

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na sexta-feira, 28, processo seletivo que oferta vagas em cursos de graduação não preenchidas nas chamadas regulares do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.

São ofertadas 383 vagas – em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas – nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira a distribuição das vagas por município.

Podem se inscrever no processo seletivo participantes das edições 2018, 2019 e 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero nas provas de redação e das demais áreas do conhecimento.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até 5 de junho, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o quadro de vagas remanescentes.

Ações Afirmativas (cotas) – Verificadas as vagas destinadas às cotas na seleção do Sisu 2021 que não foram preenchidas, parte das vagas remanescentes ofertadas neste edital se destina a candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública, e também àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. Para as cotas que não possuem vagas remanescentes disponíveis, as inscrições realizadas irão compor uma lista de espera.

O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito a acréscimo de 20% na nota do Enem.

A opção pelas ações afirmativas deve ser feita no ato da inscrição.

Seleção – Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições de 2018, 2019 e 2020 do Enem.

A nota total, de acordo com o edital, é o resultado do somatório das notas das áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação, juntamente com o percentual do bônus da cota local.

As notas serão consultadas diretamente na base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo IFMS.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a maior nota obtida dentre as três últimas edições do Enem, observando a opção de cota do candidato.

Cronograma – De acordo com o cronograma do processo seletivo, os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 8 e 10 de junho, respectivamente. As matrículas da primeira chamada estão previstas para 11 de junho a 2 de julho.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos no ato da inscrição deverão passar por uma banca de heteroidentificação entre os dias 14 e 16 de junho. O mesmo prazo valerá para que os indígenas enviem a documentação comprobatória ao IFMS.

A previsão é que os resultados preliminar e final das bancas de heteroidentificação sejam publicados nos dias 18 e 25 de junho. As aulas terão início no dia 4 de agosto. (Informações da asessoria)

 

Conteúdos relacionados

Rio Brilhnate