A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, na tarde desta quinta-feira (12), que encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde cobrando o envio de 106.172 doses que deixaram de ser enviadas ao Mato Grosso do Sul. O Governo ainda reclama que, desde 2 de julho, o Ministério da Saúde reduziu o percentual de doses enviadas ao Estado.

De acordo com levantamento feito pela SES, até a 28ª pauta de distribuição, Mato Grosso do Sul recebia em média 1,46% das doses totais de cada lote, entre as 29ª e 37ª pautas de distribuições, esse quantitativo caiu para 1,29% de cada lote, totalizando 106.172 doses que deveriam ter sido enviadas ao Mato Grosso do Sul.

Esse é o quinto ofício enviado ao Ministério da Saúde solicitando esclarecimentos sobre a redução do envio de doses, bem como também pedindo que Mato Grosso do Sul receba a compensação dos imunizantes não enviados.

Sobre a possibilidade de judicializar a questão, a Secretaria disse que acredita não ser necessário, como outras unidades da federação estão fazendo em relação à redução do envio de doses.