Governo de MS prevê finalizar distribuição da vacina para Covid-19 na quarta-feira a municípios

A distribuição das vacinas para Covid-19 começa às 7h de terça-feira (19) em Mato Grosso do Sul, informou o governo estadual. As 158 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegam entre 13h e 14h desta segunda-feira (18) em Campo Grande. Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, […]
| 18/01/2021
- 14:58
Governo de MS prevê finalizar distribuição da vacina para Covid-19 na quarta-feira a municípios
Carga com vacinas da Covid-19 que serão enviadas para MS. (Foto: Divulgação / Governo de MS) - Carga com vacinas da Covid-19 que serão enviadas para MS. (Foto: Divulgação / Governo de MS)

A distribuição das vacinas para começa às 7h de terça-feira (19) em Mato Grosso do Sul, informou o governo estadual. As 158 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegam entre 13h e 14h desta segunda-feira (18) em Campo Grande.

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Marcello Fraiha, a previsão é de que a distribuição seja finalizada em 24h, “para que na quarta-feira, às 10h, possamos iniciar a campanha nacional de imunização”, informou.

A logística de distribuição envolverá todas as forças de segurança de MS. “Serão 8 viaturas dos bombeiros, 7 da PM (polícia Militar), 7 da PC (Polícia Civil) e mais duas viaturas em escolta aos caminhões da coordenadoria [que estarão com as vacinas]”, explicou.

Vacinação simbólica

A vacinação para Covid-19 começa nesta segunda-feira (18) em Campo Grande no Hospital Regional, unidade que é referência do SUS para tratamento dos pacientes com a doença em Mato Grosso do Sul.

O ato simbólico irá marcar o início da vacinação em Campo Grande. Com o ato marcado para às 17h, a (Secretaria Municipal de Saúde) planeja imunizar uma pessoa de cada grupo: idoso, indígena e um funcionário do hospital. Os nomes dos primeiros a serem imunizados ainda não foi definido.

vacina covid-19

Quem serão os primeiros a serem vacinados?

A primeira etapa do plano de vacinação é dividido em 3 fases.

A 1ª fase da vacinação prevê imunizar:

  • Trabalhadores de saúde;
  • Idosos a partir de 75 anos;
  • Idosos com 60 anos ou mais institucionalizados ( que estão em asilos e instituições psiquiátricas);
  • População indígena vivendo em terras indígenas;
  • Povos e comunidades ribeirinhas.

Já a segunda fase, que deve ocorrer em fevereiro, com a distribuição de 30 milhões de doses, prevê imunizar:

  • Idosos com idade entre 60 anos e 74 anos;

Por fim, a fase 3 de imunização prevê:

  • Pessoas com comorbidade que apresentam maior chance para agravamento da doença (portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outros).

Veja também

Prefeitura de Campo Grande inicia novo trecho de obras na Rua Sete de Setembro, nesta...

Últimas notícias