Governo de MS decreta situação de emergência em municípios da região sul
Fortes vendavais acompanhados de chuvas e granizos atingiram os municípios em outubro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Afetados por desastres causados por tempestade, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto, nesta quinta-feira (11), de situação de emergência nos municípios de Amambai, Eldorado, Itaquiraí, Japorã e Paranhos.
Fortes vendavais acompanhados de chuvas e granizos, decorrentes das precipitações pluviométricas atípicas, ocorreram nos dias 13 e 14 de outubro, sendo que novo evento climático, 10 dias depois, atingiu os municípios novamente.
As tempestades causaram diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados. Foram verificados danos como a destruição de estruturas públicas e, principalmente, o destelhamento em centenas de residências, além de prédios públicos e privados, contabilizando danos consideráveis em galpões e outras estruturas.
Com isso, houve corte no fornecimento de energia elétrica, decorrente da queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, verificados nas áreas urbana e rural. O decreto informa ainda que são graves empecilhos à população como também aos comerciantes, produtores rurais, principalmente na conservação do leite, ventilação de aviários, produção e escoamento de rações, carnes e hortifrutigranjeiros dentre outros produtos da agricultura familiar das várias comunidades dos municípios.
As partes mais afetadas foram os pequenos produtores de melancia e congêneres, comunidades indígenas, quilombolas e moradores em periferias, tendo sido atingidos por destelhamentos, queda de edificações e destruição de móveis e outros bens.
Sendo assim, o decreto de situação de emergência terá validade por 180 dias, ou seja, seis meses. Com o decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Também está autorizada a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Mato Grosso do Sul está sob alerta de perigo para umidade do ar abaixo de 12%
A umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%
Como o Inglês se Tornou a Língua Global da Diplomacia e Política
Descubra como o inglês se tornou a língua global da diplomacia e política, analisando sua trajetória histórica, desafios e papel em organizações internacionais.
“É um sonho”, comemora Dr. Cassiano, prefeito eleito em Três Lagoas
Tucano dará continuidade ao trabalho de Ângelo Guerreiro (PSDB)
Dia das Crianças: Filhos sabem o que querem, mas pais limitarão gastos com presentes em MS
Dia das Crianças é no próximo sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.