Governo de MS decreta situação de emergência em municípios da região sul
Fortes vendavais acompanhados de chuvas e granizos atingiram os municípios em outubro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Afetados por desastres causados por tempestade, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto, nesta quinta-feira (11), de situação de emergência nos municípios de Amambai, Eldorado, Itaquiraí, Japorã e Paranhos.
Fortes vendavais acompanhados de chuvas e granizos, decorrentes das precipitações pluviométricas atípicas, ocorreram nos dias 13 e 14 de outubro, sendo que novo evento climático, 10 dias depois, atingiu os municípios novamente.
As tempestades causaram diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados. Foram verificados danos como a destruição de estruturas públicas e, principalmente, o destelhamento em centenas de residências, além de prédios públicos e privados, contabilizando danos consideráveis em galpões e outras estruturas.
Com isso, houve corte no fornecimento de energia elétrica, decorrente da queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, verificados nas áreas urbana e rural. O decreto informa ainda que são graves empecilhos à população como também aos comerciantes, produtores rurais, principalmente na conservação do leite, ventilação de aviários, produção e escoamento de rações, carnes e hortifrutigranjeiros dentre outros produtos da agricultura familiar das várias comunidades dos municípios.
As partes mais afetadas foram os pequenos produtores de melancia e congêneres, comunidades indígenas, quilombolas e moradores em periferias, tendo sido atingidos por destelhamentos, queda de edificações e destruição de móveis e outros bens.
Sendo assim, o decreto de situação de emergência terá validade por 180 dias, ou seja, seis meses. Com o decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Também está autorizada a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.