Fujões: Campo Grande tem 50 mil que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina
Dados sobre o perfil dos ‘fujões’ são escassos, mas município adota estratégias para incentivar imunização
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de quase nove meses de campanha, Campo Grande atingiu, nesta sexta-feira (1º), a marca de 60% da população completamente imunizada contra o coronavírus. Contudo, ainda há muita gente que não compareceu para tomar a vacina. Ao todo, ainda há cerca de 50 mil pessoas que não tomaram nem a primeira dose em Campo Grande.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que são cerca de 50 mil pessoas que ainda não tomaram nem a D1, contudo parte dessas pessoas pode ter tomado a vacina em outro município.
Afinal, quem são as pessoas que ‘fugiram’ da imunização, tão importante para a volta à normalidade? Quantos anos têm? Em que bairros moram e o que as levou a ignorar a campanha de vacinação? Infelizmente, não é possível apontar. A secretaria de saúde explica que não é possível definir um perfil para os ‘fujões’ da vacinação.
“Não há uma base de dados para tanto, nem tampouco mensurar as razões pelas quais as mesmas deixaram de se vacinar”, informou a Sesau.
Estratégias para incentivar imunização
Para incentivar as pessoas a se imunizarem, o município tem adotado estratégias. Uma delas é a busca ativa, realizada pelas unidades de saúde. O objetivo é falar com a pessoa e pedir que ela compareça para vacinar, podendo ser feita pessoalmente pelos agentes de saúde ou pelo WhatsApp.
Outra medida é a de ações itinerantes, que tem sido realizada pela Sesau. A vacinação ocorre em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, terminais de ônibus e comunidades mais afastadas e de maior vulnerabilidade. O objetivo é oportunizar o acesso da população à vacina. Mais de 6 mil pessoas foram vacinadas somente nestas ações — ao menos 40% com a primeira dose.
Vacinação na Capital
Campo Grande chegou à marca de 60% da população imunizada contra a covid nesta sexta-feira (1º), conforme dados do ‘vacinômetro’ municipal divulgado pela Sesau. De acordo com os dados, mais de 1,2 milhão de doses já foram aplicadas na Capital. Dessas, 544.771 foram destinadas para completar o esquema vacinal de duas doses ou foram aplicadas como dose única — no caso da Janssen. O número representa exatos 60,12% dos habitantes.
Em relação à 1ª dose, já foram aplicadas vacinas em 642.276 campo-grandenses, valor que corresponde a 70,88% da população. Iniciada recentemente, a 3ª dose já foi aplicada em 68.537 idosos e adultos com imunossupressão.
(Com Gabriel Maymone)
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Quase R$ 1 bilhão: Prefeitura de Ponta Porã terá orçamento 33% maior em 2025
A sessão que definiu a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025 foi a última ordinária do ano e também desta legislatura
A quatro dias do Natal, presentes de última hora lotam Centro de Campo Grande e animam comerciantes
Em 2024, consumidores devem gastar em torno de R$ 278,00 com presentes de Natal
VÍDEO: Motorista embriagado causa acidente na Avenida Guaicurus e acaba preso
O teste do bafômetro apontou positivo para 0,39 mg/l
‘Sou pastora mas não sou trouxa’: líder de igreja envolve até o Espírito Santo ao ameaçar fiel em Campo Grande
Marido da pastora, que também é pastor, entrou na briga e intimidou o ex-marido da vítima dizendo: “Eu vim da cadeia”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.