Cotidiano

Frio ou calor? Confira como fica o tempo esta semana em Mato Grosso do Sul

Semana será marcada por ligeira queda na temperatura no centro-sul do Estado

Gabriel Maymone Publicado em 02/08/2021, às 11h59

None
Marcos Ermínio / Midiamax

Após encerrar julho com a maior onda de frio dos últimos anos, Mato Grosso do Sul terá semana com temperaturas amenas, segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

O relatório elaborado pela meteorologista Valesca Fernandes mostra que haverá uma ligeira queda nas temperaturas na terça e quarta-feira. A região sul, que é a mais fria do Estado, pode ter mínima de 8ºC em Sete Quedas.

Em Campo Grande, haverá ligeira queda na temperatura. Enquanto a mínima nesta segunda-feira foi de 18ºC passará para 14º na terça-feira. Já as máximas permanecem na casa dos 27ºC, mas devem bater os 25ºC na quarta.

A região norte não terá influência das alterações climáticas. Já o Bolsão também deve sofrer a queda na temperatura, com mínima de 12ºC na terça em Três Lagoas.

Além disso, a meteorologista destaca que o tempo ficará firme, sem possibilidade de chuva e alerta para baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a 10%, nível semelhante ao de desertos. Para tanto, é necessário se manter hidratado.

Mais ondas de frio em agosto

Os sul-mato-grossenses podem esperar um agosto mais frio que o normal este ano. Após três intensas ondas de frio desde o início do inverno, com temperaturas mínimas recordes em anos, Mato Grosso do Sul ainda pode registrar mais frentes frias este mês, sendo que a próxima deve ocorrer no início da 2ª quinzena, com possibilidade de geada.

Conforme Andrea Ramos, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), este ano o frio é mais intenso que o registrado no ano passado, pois não estamos sob influência de fenômenos como o "La Niña", que bloqueia a entrada das massas de ar de origem polar.

"O nosso inverno tem essa característica de passagens de frentes frias, já tivemos 3 delas desde o início da estação. A tendência é de termos nova frente fria, sim. Agosto tem essa característica", informou.

A previsão do Climatempo também aponta para mais ondas de frio este mês. Apesar de serem menos intensas, ainda assim deverão ser de bastante frio, com possibilidade de geada.

Jornal Midiamax