Desde abril de 2020, quando a chegada da covid em Campo Grande alterou o funcionamento do transporte coletivo, os ônibus com ar-condicionado que fazem parte de linhas convencionais deixaram de circular nas vias da Capital. Apesar das liberações de lotação 100%, esses veículos não têm data para voltar a circular.

No total, são 14 veículos convencionais que deixaram de circular desde a publicação do decreto nº 14.232, publicado no dia 3 de abril do ano passado. O texto determina que os ônibus circulem com todas as janelas abertas. Além disso, até setembro de 2021, a lotação do transporte coletivo estava limitada no município. Os ônibus de linhas executivas, que circulam com ar-condicionado, também estão parados.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que os ônibus com climatização irão retornar “assim que houver o entendimento pela área da saúde de que os mesmos apresentam segurança para serem utilizados com as janelas fechadas”.

Filtro antiviral

Em algumas cidades como São Paulo, Sorocaba e Recife, as prefeituras implantaram um sistema de filtros com proteção antiviral em ônibus climatizados. A implantação desse tipo de proteção não chegou a ser discutida no transporte coletivo de Campo Grande.

Para que os veículos possam rodar com segurança contra contaminação por covid, são instalados filtros capazes de eliminar 99,9% da carga viral do ar do ambiente, inclusive o coronavírus. 

O equipamento funciona da seguinte maneira: o ar que circula dentro do ônibus é puxado pelo ar-condicionado, passa pelo filtro, onde ocorre a eliminação de vírus. Depois, retorna para o ônibus, sem risco de contaminação aos passageiros.