Familiar de uma paciente de 29 anos, internada no Regional na Capital em estado gravíssimo devido à covid-19, entrou em contato com a reportagem relatando a falta de um medicamento que pode ser utilizado durante a internação de pacientes com covid. O medicamento chama-se Polixil B, utilizado contra infecções.

O informou que o medicamento está em falta no mercado nacional. Ainda segundo o hospital, o medicamento é utilizado por quem contraiu uma bactéria multirresistente, que pode ser ocasionada por estar muito tempo em ventilação mecânica, como no caso de pacientes internados devido à covid-19.

“Estamos precisando do remédio que é de uso exclusivo hospitalar, para uma pessoa que está em estado gravíssimo no Hospital Regional fazendo tratamento para covid e a medicação acabou no hospital, precisamos urgente desse remédio. Eles não podem passar a receita pois como disse, o medicamento é de uso hospitalar”, diz a familiar que não será identificada.

“Informaram que não tem e não podem fornecer a receita pois o medicamento é de usa exclusivo do hospital. Falaram no domingo (23) que acabou, aí na segunda (24), informaram que chegou novas doses, hoje o esposo dela foi chamado, falaram que não chegou essa dose e que o hospital estava sem. Agora nao sabemos se chegou no hospital e usam em outras pessoas, ou se nao chegou mesmo”, diz. Devido ao horário, a reportagem enviou os questinamentos à Secretaria de Estado de Saúde e aguarda o posicionamento.  (Atualizado para acréscimo de informações às 00h48 de 26/05/21)