Cotidiano

Extremos no clima: MS tem alerta de chuva com granizo no sul e tempo seco de deserto no leste

No leste, umidade do ar chega a 12%

Mylena Rocha Publicado em 13/09/2021, às 16h29

Estado tem dois alertas feitos pelo Inmet.
Estado tem dois alertas feitos pelo Inmet. - Arquivo/Midiamax

Mato Grosso do Sul tem dois cenários muito diferentes no clima nesta segunda-feira (13): enquanto no sul do Estado a previsão é de chuva com queda de granizo, no leste o alerta é de tempo seco de deserto. Os alertas foram feitos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e servem para orientar os moradores sobre os riscos.

A meteorologia emitiu alerta logo pela manhã para tempestade com perigo potencial de grau 1 — numa escala que vai até 3 — para esta segunda-feira (13) em 12 cidades de Mato Grosso do Sul. O risco é de chuvas com volume de até 50 milímetros e vento com rajada de até 60 km/h e até queda de granizo. Os meteorologistas alertam para o risco de queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Por outro lado, cidades no leste do Estado receberam um alerta para a umidade relativa do ar baixíssima. O alerta foi feito no fim da manhã e segue até as 21 horas, quando as cidades podem registrar índices de umidade do ar entre 20% e 12%. Com o tempo tão seco, é preciso ter cuidados.

“Beba bastante líquido. Atividades físicas não são recomendadas e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia. Use hidratante para a pele e umidifique o ambiente”, orienta o Instituto.

O Inmet ainda alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde. Com relação à saúde, é preciso ficar a tento ao ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Jornal Midiamax