Em MS, projeto prevê 5 mil CNHs de graça por ano para pessoas de baixa renda
Projeto CNH MS Social foi entregue hoje pelo Detran à Assembleia e segue para votação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul pode ter, a partir de 2022, um programa para ajudar quem não tem condições de tirar a Carteira de Habilitação a obtê-la sem custo. É o programa CNH MS Social, que prevê o custeio pelo Estado do processo para a retirada da primeira CNH nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E. O projeto de lei foi entregue, nesta quarta-feira (20), ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, pelo diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Junior. A ideia é beneficiar mais de 5 mil pessoas por ano.
A proposta do CNH MS Social é cobrir todos os gastos até a retirada do documento, incluindo as 20 aulas práticas e as 45 teóricas exigidas, exames médico e psicológico e as taxas. Para ser beneficiário do programa, o candidato deverá estar em situação de vulnerabilidade social, inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do Governo Federal, possuir renda per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos, e residir em Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos. Cinco por cento das vagas para a primeira habilitação serão destinadas a PcD (Pessoas com Deficiência). A Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) será responsável por verificar a situação de vulnerabilidade social dos beneficiários.
Não poderá ser contemplado quem tiver cometido crimes na condução de veículo, com sentença penal condenatória transitada em julgado, e quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada, ou desejar transferir processo de habilitação iniciado em outra unidade da federação.
Paulo Corrêa, presidente da Alems, falou sobre a criação do programa. “Em tempo de pandemia, este programa poderá trazer melhorias na condição e qualidade de vida das pessoas que se enquadram nos critérios citados no projeto, vez que as possibilidades de empregabilidade podem aumentar com a CNH — categorias A e B, ou dar viabilidade a outras formas mais exigentes de empregos com veículos que exigem as categorias C, D e E”, pontuou.
O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Junior, destacou que, além do viés social, o projeto traz qualificação e melhora o trânsito. “Hoje em dia, um dos maiores riscos de acidentes que nós temos é a condução de pessoas não habilitadas, principalmente motociclistas. A pessoa que está dirigindo não habilitada acaba ficando tensa, sempre com medo de alguma operação policial, ela se expõe mais e acaba dirigindo com alta velocidade”, disse.
A proposta entregue à Assembleia Legislativa precisará ser aprovada pelos deputados estaduais, em duas votações, antes de seguir para a sanção do governador e posterior regulamentação.
Notícias mais lidas agora
- Malária é causa de uma morte por ano em MS desde 2022
- Moradores ficam sem indenização e ainda precisam conviver com fedor irreparável no Parque do Lageado
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
Últimas Notícias
Homem segue desaparecido após 17 dias e família está “desesperada por notícias”
A filha da vítima informou que Luiz Gomes viria para Campo Grande para morar com uma outra pessoa
Vereadores de Amambai terão reajuste de 5,3% nos salários a partir de fevereiro
Os vereadores do município de Amambai, distante 354 quilômetros de Campo Grande, terão seus subsídios mensais (salários) reajustados em 5,3% a partir de fevereiro, segundo publicação no Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (20). O primeiro ato da mesa diretora, comandada pelo vereador Darci José da Silva (PSD),…
Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
Novo presidente da Casa, Papy (PSDB) acredita que ‘caminho’ é aumentar subsídios para os empresários do ônibus
Travesti que teve 90% do corpo incendiado pedia ajuda para salvar cachorro que sofreu queimaduras
Provocações em boate antecederam tentativa de assassinato na madrugada desse domingo (19)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.