Levantamento da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados) mostra que a parceria formada entre a prefeitura, o Governo do Estado e  Corpo de Bombeiros, já conseguiu imunizar 290 idosos com 77 anos ou mais no sistema drive thru, em  dois finais de semana.

O balanço é referente aos dias 7 e 14 de março, conforme dados da pasta. Nesta modalidade de imunização, não é preciso fazer o agendamento prévio na Central. A vacinação acontece de forma espontânea, ou seja, o idoso precisar ir até o local munido do Cartão do SUS, RG e CPF para conseguir tomar a vacina.

O idoso chega no quartel, mas permanece dentro do veículo, nem precisa descer do carro. Um militar faz a primeira triagem para conferir se o idoso faz parte do público-alvo preconizado pelo Plano Nacional de Imunização.

Caso esteja tudo certo, um agente de saúde pega o Cartão do SUS e passa os dados para uma equipe responsável pelo cadastramento no banco nacional de dados.

Após estas etapas, o agente de saúde informa de qual laboratório é a dose e realiza a aplicação. Nesta fase, eles dão as instruções sobre a aplicação da segunda dose e também tiram outras dúvidas que podem surgir.

Todo o processo dura, em média, de 5 a 8 minutos. Depois disso, o idoso é liberado com todas as dúvidas sanadas. É aconselhável que apenas um membro da família acompanhe o idoso na hora da vacinação, sendo obrigatório o uso de máscaras.