Em dois meses de funcionamento, castramóvel esterilizou 180 animais em Campo Grande

Neste final de semana haverá ação das equipes no bairro Vida Nova

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Desde sua primeira ação, em 25 de abril, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) realizou a castração de 180 cães através do uso do castramóvel, que vai até as regiões de vulnerabilidade socioeconômica.

Até o momento o centro cirúrgico móvel passou pelos bairros Portal Caiobá, Jardim Centro Oeste e Vida Nova. As ações têm acontecido aos domingos com apoio das equipes de unidades de saúde do bairro, que realizam a triagem dos animais de famílias que têm uma maior vulnerabilidade.

“Nosso objetivo é justamente chegar naquelas pessoas que não têm condições de levar seu cachorro para uma clínica, mesmo que consigam o procedimento de forma gratuita”, explica a veterinária do CCZ Cláudia Macedo.

O centro tem capacidade para esterilizar entre 25 e 30 cães em cada ação, mas ainda há proprietários que deixam de levar os animais triados para realizar o procedimento.

“Entendemos que como são regiões mais vulneráveis, e o animal não pode voltar andando, há muita gente que não tem como levá-lo ou buscá-lo após a cirurgia. Essas orientações são dadas no momento da triagem, e se não fossem essas faltas poderíamos ter castrado 250 cães já”, completa a veterinária.

Neste final de semana haverá outra ação das equipes, que estarão no bairro Vida Nova. Serão castrados cães machos e fêmeas que foram selecionados no decorrer da semana e avaliados pela equipe de veterinários do CCZ.

Conteúdos relacionados