Em ano de pandemia, Hemosul registra queda de 10% em doações de sangue durante 2020

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Hemosul (Hemocentro de Mato Grosso do Sul), deixou de receber, em média, cerca de 5 mil doadores por mês . O número corresponde queda de 10% nas doações comparadas ao ano anterior. De acordo com o hemocentro, as festas de fim de ano, tradicionalmente, acabam reduzindo a […]
| 10/01/2021
- 19:18
Em ano de pandemia, Hemosul registra queda de 10% em doações de sangue durante 2020
(Foto: Divulgação) - (Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Hemosul (Hemocentro de ), deixou de receber, em média, cerca de 5 mil doadores por mês . O número corresponde queda de 10% nas doações comparadas ao ano anterior.

De acordo com o hemocentro, as festas de , tradicionalmente, acabam reduzindo a busca por doação, porém, somada a pandemia, o estoque está registrando estado crítico para todos os tipos sanguíneos.

“Mesmo com diversas campanhas e parcerias realizadas ao longo de 2020, o número de coletas de sangue diminuiu cerca de 10% com relação ao ano anterior em toda a rede do Estado. Embora o indicador pareça pequeno, ele representa 5 mil bolsas de sangue a menos, o que equivale a um mês inteiro de doações”, ressalta.

Apesar de preocupante, a gerente de relações públicas da unidade, Mayra Franceschi, explica que nenhuma demanda foi impedida pelo baixo estoque. “Cancelaram as cirurgias eletivas, se tivéssemos cirurgias eletivas teria sido impossível em 2020 atender a demanda de sangue por causa da pandemia”.

No Estado, 2,2% dos moradores realizam doações de sangue, em Campo Grande a porcentagem é de 3%. Para atrair doadores, o hemocentro deve divulgar em breve novas ações para este ano. A unidade da Capital está funcionando nos fins de semana das 7h às 17h.

Além do Hemosul Coordenador que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 1.304 na Capital, a instituição possui unidades de coleta em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. Confira endereços, contatos telefônicos e todas as informações necessárias para se tornar um doador de sangue no site.

Veja também

Benefício de R$ 53 é pago a 5,68 milhões de famílias

Últimas notícias