Cotidiano

Dislexia será tema da Reme de Dourados na volta às aulas presenciais

Retomada acontece na próxima segunda-feira (18), com inclusão de atividades voltadas para o estudo do problema

Marcos Morandi Publicado em 13/10/2021, às 11h01

Aulas 100% presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (18)
Aulas 100% presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (18) - Assecom/Dds

A Semana de Conscientização da Dislexia acontece de 18 a 22 de outubro, durante as atividades de retorno às aulas da Reme (Reme Municipal de Ensino de Dourados), programadas para a próxima segunda-feira (18), pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

As ações celebram o Dia Municipal de Conscientização da Dislexia, comemorado no dia 10 de outubro. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, a escolha da realização das atividades ocorre na semana em que as crianças voltam para o modelo 100% presencial. Dessa forma, todas as crianças participarão das atividades.

“Como nós estamos na ‘semana do saco cheio’, que não é letiva, nós optamos por começar as ações na semana próxima segunda-feira. Cada instituição será responsável pelas apresentações nas unidades escolares, seja com cartazes, ou apresentações aos alunos e à equipe escolar”, justificou a secretária.

Conforme um levantamento produzido em 2016 pela Associação Brasileira de Dislexia, o distúrbio é o de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 10% da população mundial. Toda criança com dislexia, ou algum outro transtorno de aprendizagem, geralmente tem seu quadro identificado com uma dificuldade escolar.

Entretanto, nem toda dificuldade escolar é um transtorno de aprendizagem. Um transtorno envolve dificuldades persistentes, não transitórias. “Falar sobre a dislexia é uma forma de incentivar e identificar esse transtorno. Quanto mais informações os educadores possuírem acerca desse transtorno melhor será a condução adequada desses alunos”, explica a psicóloga escolar do Núcleo Social e Psicopedagógico, Heloisa Bortolotto da Silva.

Jornal Midiamax