Uma das tarefas ‘mais difíceis’ de se realizar no frio é aquela que muitos já consideram difícil até mesmo em dias normais: lavar a louça. Para driblar a água gelada da torneira, os campo-grandenses adotam táticas que vai desde deixar a louça acumular a esquentar água no fogão.

A estratégia de deixar os utensílios virarem uma pilha na pia da cozinha é de Isabela Bezerra, de 17 anos. Apesar do acúmulo de pratos, panelas e talheres sujos, ela diz ser a melhor maneira de não “congelar” os dedos. “Eu prefiro lavar tudo depois do que ficar colocando a mão na água gelada. Porque é muito gelada mesmo, não dá nem para tentar. Parece que a mão vai congelar a qualquer momento”, disse. 

Meme “eu, quando termino de lavar a louça no frio” | Imagem: Reprodução

A estudante diz que quando os dias de frio se permeiam e a louça está acumulada, e não resta mais pratos limpos, ela lava somente o necessário. “Lavo o que vou usar e já era”, comenta. 

Na casa de Maria José de Sá, de 65 anos, a estratégia é esquentar a maior quantidade possível de água no fogão para mornar com a da torneira. “Eu esquento, coloco em uma bacia e misturo com a da torneira que é muito gelada. Ai em outra bacia eu coloco a água morna que vai enxaguar e assim eu lavo a louça”, afirmou.

O pensamento entre as gerações se conflitam, pois para ela ferver a água e lavar o que tem na pia é melhor que deixar acumular. “Nunca tive o costume de deixar pia suja com louça, sempre dou um jeito de deixar tudo limpo”, pontua a moradora. 

A previsão indica que o frio deve permanecer em Campo Grande até a próxima semana, com temperaturas variando entre 13°C a 28°C. Por tanto, os moradores podem continuar com as táticas de lavar ou não a louça, pois a ‘friaca’ ainda deve ficar por mais uma semana.