Pouco mais de um mês após funcionários registrarem uma cobra na SES (Secretaria Estadual de Saúde), a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou uma nesta quarta-feira (30) por volta das 10h.

Um funcionário do depósito, localizado no Parque dos Poderes, próximo a reserva florestal da Academia da Polícia Civil, acionou a PMA, informando sobre a presença da serpente que estava sob o telhado de zinco do barracão e aparentava estar morta.

Quando a equipe chegou, a jiboia com aproximadamente 1,5 metros estava embaixo do telhado que tem mais de quatro metros de altura e ficava imóvel, devido à baixa temperatura climática e à espera de presas, especialmente pombas domésticas.

estava imóvel no telhado (Foto: Divulgação/ PMA)

 

Ela foi capturada com uso de gancho especial e foi colocada em uma caixa de contenção e encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

A jiboia é pacífica e não é peçonhenta. Raramente passa de três metros de comprimento. Alimenta-se principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes. Engole a presa pela cabeça. Vive nas florestas densas da América do Sul e passa a maior parte do tempo nas árvores.