As aulas presenciais da rede municipal de São Gabriel do Oeste retornarão de forma alternada, na maioria das escolas, no dia 19 de julho. Na área rural, uma escola deve retornar com todos os alunos de forma presencial.

Danielle Souza Emiliani, secretária de Educação, explicou que as escolas urbanas continuarão com o revezamento enquanto a cidade não atingir um baixo nível de contaminação por Covid-19.

“Estaremos dividindo novamente as turmas em duas. O primeiro grupo iniciará em sala neste dia 19 e terá toda a semana de aula, de segunda à sexta-feira e na semana seguinte, este mesmo grupo realizará atividades em casa com exercícios e complementos ao que foi lecionado. Já o segundo grupo, iniciará em sala apenas na semana do dia 26”, comentou. O transporte escolar também retornará para o segundo grupo no dia 26.

 Na zona rural, ainda no dia 19, a Escola Senador Filinto Mueller será a única a retornar às atividades com todos os estudantes em sala, tendo em vista a quantidade reduzida de pessoas por turma. A novidade fica por conta dos CMEIS, que estavam com aulas presenciais apenas para Maternal e Jardim e agora retoma com todas as turmas, incluindo o Berçário I e II. De acordo com a secretária, a decisão foi tomada após oitiva dos pais dos estudantes, que concordaram com o retorno.

 A secretária aproveitou para fazer um apelo para a comunidade e solicitou que os pais não deixem que seus filhos percam a retomada das aulas. “Verificamos uma evasão de algumas crianças no primeiro semestre do ano. Alguns alunos não retornaram para as aulas presenciais e não acompanharam as aulas on-line e isso é muito preocupante”, disse. A secretária ainda explicou que é facultativo o envio do aluno para a escola, enquanto o Município seguir na bandeira vermelha, mas para os que decidiram estudar em casa, é necessário o empenho e acompanhamento dos pais.