O (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) encaminhou um ofício à SES (Secretaria de Estado de Saúde) solicitando a ção em veterinários que estão atuando na categoria e acabaram sendo ‘esquecidos' no plano de imunização contra a .

O presidente do conselho, Rodrigo Piva, explica que veterinários se enquadram em profissionais da saúde e, durante a pandemia, não interromperam os trabalhos em clínicas, hospitais, defesa sanitária, a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que também os torna suscetíveis à doença.

De acordo com o conselho, foram distribuídas 400 vacinas destinadas à categoria nos municípios: em Coxim 60 doses; Paranaíba 59; Nova Andradina 93; Rio Verde de Mato Grosso 22; Jateí 4; Aparecida do Taboado 29; Bataguassu 50; e São Gabriel do Oeste 52, sendo todos profissionais atuantes no município indicado, estando aptos a receberem a vacina na 1ª fase do Plano Nacional de Imunização.

“Não queremos passar na frente de nenhum grupo prioritário, nosso pedido é para que os médicos-veterinários sejam vacinados nesta primeira fase. Esse foi o pedido que fizemos à SES, que faça o reforço junto aos secretários municipais de saúde a importância de se vacinar os veterinários”, disse Piva.

O ofício enviado à secretaria pede que o Estado fiscalize a vacinação da categoria, pois além da prestação de serviços, durante a pandemia, alguns profissionais se voluntariaram para atuar na linha de frente de combate à doença. “Solicitamos que todos os postos de MS disponibilizem a vacina e orientamos que para ter direito, basta o veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional”, comunica.