O governo de Mato Grosso do Sul anunciou  nesta quarta-feira (31) que novo voltará a liberar funcionamento da maioria das atividades comerciais nas 79 cidades de Mato Grosso do Sul, a partir da próxima segunda-feira (5).

A informação foi confirmada durante transmissão ao vivo no nesta manhã, antes do boletim epidemiológico da covid-19.  O decreto com vigência a partir da segunda deverá ser publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado) ainda nesta tarde.

Segundo o Governo,  o novo decreto também deve estipular que as eventuais restrições sejam aplicadas nos municípios com base nos indicadores do . Por exemplo, o toque de recolher mais restritivo será adotado em cidades que estiverem na bandeira cinza, a mais rigorosa dentro do programa.

O decreto deverá contar ainda com pelo menos três faixas de toque de recolher, com base no : cidades com a bandeira verde, amarela e laranja terão toque de recolher das 22h às 5h. Nas cidades com bandeira vermelha, a restrição de circulação será das 21h às 5h. E nas cidades em bandeira cinza, será das 20h às 5h, como é atualmente em todo o Estado.

, no caso, foi classificada em bandeira vermelha e a vizinha Sidrolândia em grau extremo (bandeira cinza). Apenas Jaraguari e Rochedo ficaram na bandeira laranja (tolerável). Os demais dividem-se entre bandeiras laranja e vermelha (veja o gráfico).

Confira: MS terá três toques de recolher e maioria do comércio aberto a partir do dia 5 de abril
Mapa do Prosseguir em 31 de março | Foto: Reprodução