Quem trabalha no período da tarde ou em horário comercial tem encontrado dificuldade para receber a dose de reforço em Campo Grande. Como os pontos de imunização abrem somente no período vespertino, a única opção é recorrer a alguns dos pontos abertos durante os finais de semana e feriados. Apesar da dificuldade, a (Secretaria Municipal de Saúde) explica que seria inviável abrir a vacinação também durante a manhã nos postos de saúde. 

Uma leitora do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar, conta que trabalha no período vespertino e não consegue comparecer para se vacinar durante a semana. Como as unidades de saúde ficam abertas somente das 13h às 16h30, ela relata que não tem tempo livre para garantir o reforço na imunização.

No caso da trabalhadora, só resta uma opção: vacinar no final de semana. Contudo, há outro entrave. Apesar dos postos de saúde ficarem abertos durante o dia inteiro aos sábados, nem sempre os pontos perto de casa estão abertos para vacinar. Além disso, aos domingos somente os drive-thrus atendem, para quem chega de carro, moto ou bicicleta. “Moro no São Conrado, para chegar em qualquer um dos drive-thrus, eu preciso atravessar a cidade”, lamenta.

Em nota, a Sesau explica que conta com mais de 40 pontos de vacinação abertos em toda a cidade e dois drive-thrus, o Albano Franco e a (Universidade Católica Dom Bosco). A secretaria aponta que os drives funcionam de maneira alternada até às 18h ou em horário estendido, até às 22h, quando necessário. 

“Com esta estrutura, é possível atender cerca de 10 mil  a 15 mil pessoas por dia, mesmo em apenas um período (vespertino). Aos sábados e feriados, estão sendo abertos mais de 15 locais durante todo o dia (7h30 às 17h), incluindo os dois drives supracitados”, indica.

A secretaria também explica que no domingo há apenas um ponto aberto por conta da baixa demanda. Caso fossem mais pontos abertos, seria necessário mobilizar mais equipe e estrutura, deixando profissionais ociosos e gerando alto custo ao município. 

“Além dos pontos fixos, o Município tem realizado ações itinerantes para facilitar o acesso da população à vacina. Nestas ações, o atendimento acontece sempre em horário integral (manhã e tarde)”, justificou. 

Por fim, a Sesau ressalta que os postos de saúde fazem atendimento de rotina no período da manhã. Portanto, administrar a rotina e a vacina simultaneamente no período matutino seria inviável. “Levando em conta as particularidades para a administração de cada imunizante, que envolve tempo para preparação, aplicação e lançamento das informações, além da disponibilização de estrutura e recursos humanos”, complementa.

Drive da UCDB também recebe pessoas a pé

O do Albano Franco não pode receber pessoas que chegam a pé, já que a estrutura não foi preparada para a finalidade. Por outro lado, é possível chegar a pé para se vacinar no drive da UCDB. Desde agosto, o drive conta com uma sala exclusiva para atender pedestres em Campo Grande. 

Para quem for vacinar no local, a entrada dos pedestres é feita pelo portão lateral à entrada do estacionamento do bloco B da Católica, localizado na Avenida Tamandaré, 6.000. A sala de vacinação exclusiva para quem vier a pé está localizada ao lado do auditório, na Clínica-Escola. A orientação geral é que assim como em qualquer outro ponto de vacinação, as pessoas já tenham feito o cadastro pelo site da Sesau.