passa por colapso na saúde pública e nesta quinta-feira (18) o Estado chegou a 103% de lotação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para . A superlotação causa fila de espera para novas internações e atualmente 136 pessoas esperam vagas de UTIs em todo o Estado.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), até o começo da noite da última quarta-feira (17), 136 pacientes aguardaram liberação de leitos UTI para Covid-19. Assim, o maior número de espera é para .

O município que também passa por superlotação de 107% nestes leitos, está sendo requisitado para atender pacientes de outras cidades.  A situação já havia sido admitida pela promotora de Justiça da Saúde, Filomena Fluminhan. “A demanda é muito diferente da anterior e Campo Grande não está recebendo pacientes do interior”, ressaltou.

Então, são 110 pacientes que aguardam vagas para internações em UTIs na Capital. No entanto, segundo a lista, são 92 pacientes apenas de Campo Grande que aguardam leito apenas na cidade.

Assim, o CORE (Complexo Regulador Estadual) tem 20 pessoas na lista de espera. Por fim, a região de possui seis pacientes da própria cidade que aguardam vagas.

Coronavírus em MS

Nas últimas 24h, MS registrou 1.254 novos casos de . Assim, são 198.795 casos acumulados no Estado desde o começo da pandemia.

Foram 31 óbitos registrados nesta quinta-feira (18). Então, a Covid-19 já causou 3.740 vítimas fatais em MS. Sendo que nesta semana, a letalidade da doença passou para 1,9% no Estado.

Na última quarta-feira (17), MS registrou o recorde de mortes causadas por Covid-19. Foram 42 pessoas mortas em 24h. O número é maior que o total de pessoas que faleceram de dengue em 2020.

Com superlotação e falta de leitos, MS tem 136 pacientes aguardando vagas de UTI Covid-19
Foto: SES.