Com redução de mortes, média móvel cai para 1,3 óbitos por covid diários em MS

Estado registra -25 casos no boletim desta sexta-feira; entenda o que aconteceu

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS tem uma média móvel de 116
MS tem uma média móvel de 116

Mato Grosso do Sul soma 375.780 casos confirmados de Covid-19 nesta sexta-feira (22). Houve mais reajustes nos bancos de dados do que casos novos registrados, portanto o balanço do dia é negativo: são menos 25 casos de covid. Os registros são referentes aos últimos dois dias, já que o boletim não é mais divulgado diariamente. Foram registradas mais duas mortes, conforme boletim epidemiológico do coronavírus da SES (Secretaria de Estado de Saúde). MS tem uma média móvel de 104,7 infectados e 1,3 mortes por dia.

Mas, afinal, como MS tem 25 casos a menos? O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, explica que os Estados estão fazendo ajustes de casos registrados. Como houve mais ajustes do que casos novos, o número ficou negativo. 

“Estamos fazendo [ajustes] ao longo da pandemia, de vez em quando vocês podem notar que existem casos negativos. Esses ajustes ocorrem, às vezes, por duplicidade de informação ou outros erros no processo de preenchimento dos sistemas, e essa possibilidade de correção está acontecendo agora”.

Com os novos óbitos, o total de vítimas fatais em MS chega a 9.628 mortes desde o início da pandemia. Os óbitos ocorreram em Campo Grande, em uma paciente de 59 anos, e em Terenos, em um paciente de 67 anos. 

A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 1.077.066 casos notificados, dos quais 701.048 foram descartados. Há 6 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 232 casos sem encerramento pelos municípios.

Os novos casos trazem Três Lagoas à frente, com sete novos casos, seguida por Cassilândia (5), Iguatemi (2), Terenos (2), Costa Rica (1), Paranaíba (1) e São Gabriel do Oeste (1). Os outros casos são de correção de dados. Confira o boletim aqui. 

De 375.780 casos confirmados em MS, 365.314 pacientes se recuperaram. Em relação às internações, MS tem 57 pacientes internados. Destes, 32 estão em leitos clínicos (20  públicos e 12 privados) e 25 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais 24 estão em leitos públicos e um em privados. A taxa de ocupação de leitos de UTI públicos global nas 4 macrorregiões de MS é de: 46% em Campo Grande, 62% em Dourados, 22% em Três Lagoas e 29% em Corumbá.

Conteúdos relacionados

gases pantanal corumbá