Ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes chegou a 98,23% nesta segunda-feira (08) em . Os dados constam no Painel Mais Saúde, mantido pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Na relação total de leitos UTI, que abrange as vagas para os demais casos, o Estado conta com taxa de ocupação de 87,9%. O sistema informa que são 844 leitos UTI em MS, sendo 396 exclusivos para pacientes Covid-19.

Assim, pelo menos três regiões do Estado estão sem novas vagas disponíveis em UTIs: Jardim, que conta apenas com 6 leitos, Ponta Porã, que tem 30 leitos críticos e Naviraí, que conta com 10 vagas.

Outras cidades que também estão sem vagas são: Paranaíba e . Em situação crítica está Campo Grande (92%). Já em alerta estão os municípios de Dourados (83%), (80%) e (80%).

Novos leitos

Campo Grande ativou este fim de semana 7 leitos UTI na Clínica Campo Grande, que passa a contar com 12 exclusivos para atendimento SUS. Foram cedidos oito respiradores pelo município e seis monitores pelo Governo do Estado para viabilizar o funcionamento dos leitos.

Atualmente o município conta com 285 leitos de UTI contratualizados na rede pública, filantrópica e particular para atendimento de pacientes críticos. A Prefeitura deve intensificar as tratativas com hospitais para viabilizar a abertura de novos leitos.