O Dia D da vacinação contra o coronavírus foi realizado no sábado (25) e 21,1 mil pessoas foram vacinados em todo o Mato Grosso do Sul. Mesmo com mutirões nos municípios e os esforços para vacinar, principalmente, idosos e adolescentes, o número ficou abaixo do registrado em outros dias do mês.

Para se ter ideia, os dois dias com mais doses aplicadas em setembro foram nos dias 15 e 22, quando foram aplicadas 38,5 mil e 35,1 mil doses, respectivamente. Os dados são do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Na última sexta (24), o secretário estadual de saúde informou sobre a intenção de utilizar todas as doses guardadas. “Queremos zerar as vacinas nas geladeiras nos municípios de Mato Grosso do Sul”, disse.

Durante a semana, as cidades do Estado devem fazer uma mobilização na tentativa de utilizar todas as doses disponíveis nos estoques. Os esforços se concentram para aplicação da 3ª dose nos idosos e para a vacinação dos adolescentes, principalmente.

“Tanto para os idosos a partir de 60 anos como para os adolescentes a partir dos 12 anos. Também vamos fazer a chamada para a D2, para que possam completar o ciclo vacinal e também para quem ainda não tomou a primeira dose, a busca ativa já está identificando essas pessoas”, relatou o secretário de saúde.