perdeu o topo do ranking da imunizaçãorecusa para receber mais vacina

 

Vacinômetro da SESJornal Midiamax

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município para entender quais são as estratégias adotadas para reverter a situação. A enfermeira Jéssica Santos explica que Sonora tem dado ênfase à campanha de imunização contra o coronavírus, fazendo repescagens com frequência. Assim, pessoas que esqueceram ou não puderam comparecer podem se vacinar. 

Além disso, ela cita que o prazo para aplicação de doses da foi reduzido para 21 dias e, por isso, a secretaria tem ligado para alertar e convocar os moradores para tomar a 2ª dose. Entre as estratégias, a secretaria também busca facilitar o acesso à vacina. 

“Temos agentes de saúde atuando, com a busca ativa pelas pessoas que não se vacinaram e também mudamos os locais para facilitar o acesso da população de baixa renda”, pontua a enfermeira da secretaria. 

De acordo com os dados do Vacinômetro, a população estimada no município é de 19.721 pessoas. Com relação à população em geral, 62,08% tomaram ao menos uma dose e 45,93% estão completamente imunizados. Se considerarmos somente os adultos, o índice é maior: 76,78% tomaram ao menos uma dose e 64,02% estão com o ciclo vacinal completo. 

O município também segue com a vacinação dos adolescentes e aplicação da 3ª dose. Considerando somente os adolescentes, 68,60% já foram vacinados. A aplicação da 2ª dose nos adolescentes começa em novembro, pois foi preciso aguardar o prazo de 12 semanas após a D1. Entre idosos, 42,46% tomaram a dose de reforço. 

Fonte: Vacinômetro – SES