Com 60% vacinados, Campo Grande segue na bandeira vermelha, mas 34 melhoram classificação

Maioria das cidades tem grau médio de risco para covid-19
| 10/08/2021
- 14:30
Com 60% vacinados, Campo Grande segue na bandeira vermelha, mas 34 melhoram classificação
Confira a classificação de risco das cidades em MS. - Marcos Ermínio/Midiamax

Campo Grande manteve a bandeira vermelha no novo mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia). Mesmo com 60,3% da população em geral vacinada com ao menos uma dose, a Capital continua com a classificação de alto risco no programa do Governo do Estado. Enquanto isso, 34 cidades melhoraram a bandeira no mapa de risco. 

A atualização do mapa foi divulgada durante a live do Prosseguir na manhã desta terça-feira (10). tem a maioria das cidades com a bandeira laranja, ao todo são 34 municípios com classificação de risco médio. Mesmo com o avanço da vacinação, ainda há 24 cidades com a bandeira vermelha, que representa alto risco para a transmissão da covid. 

O Prosseguir ainda divulgou que há 21 cidades com classificação amarela, o que representa risco tolerável. O presidente do comitê gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, comenta que, no geral, o cenário é de melhora nos indicativos da pandemia em Mato Grosso do Sul. Riedel explica que não há nenhum município que chame a atenção com indicadores ruins.

“Quando você olha os indicadores, têm movimento cíclico em alguns deles. O mais importante para nós é que o conjunto teve tendência de melhora nos municípios, a piora foi só em nove. Se olharmos especificamente, às vezes, tem algum indicador ali que chamou a atenção, às vezes, o número de ocupados ou número de casos no município, significa que ali teve uma onda de contaminação, aí chama a atenção e a gente tem que manter o critério técnico”, reforçou. 

Perguntado sobre a liberação para o ensino totalmente presencial nas escolas estaduais ou o fim do toque de recolher, Riedel não quis definir prazos. Ele disse que a tendência é de melhora no cenário geral, com o avanço da vacinação, mas a ameaça da variante Delta necessita de monitoramento.

Confira a classificação da sua cidade

 mapa 10 08 - Com 60% vacinados, Campo Grande segue na bandeira vermelha, mas 34 melhoram classificação

Novas regras do Prosseguir

O Prosseguir deixou de utilizar o termo ‘serviço essencial’ para definir os estabelecimentos que são prioridades durante a pandemia em Mato Grosso do Sul. Agora, todas as atividades econômicas estão liberadas e somente os estabelecimentos com atividades propícias para aglomeração terão restrição na ocupação. Bares, casas de festas e tabacarias estão na lista. 

Em cidades com a bandeira cinza do Prosseguir, as atividades terão lotação máxima de 30%. No caso da bandeira vermelha, será de 50% e para bandeira laranja de 70%. Nas cidades com bandeira amarela, a lotação nos comércios será de 90% e na bandeira verde liberada para 100% da ocupação. 

Veja também

Carta já reúne mais de 900 mil assinaturas e é lida em diversos atos pelo Brasil nesta quinta

Últimas notícias