Chegou a chover 87,6mm em Maracaju, cidade a 159 quilômetros de Campo Grande, neste domingo (10). Em Campo Grande choveu 47,2 mm, sendo que o esperado para o mês era de 110mm. Em Dourados choveu 50,2mm, Corumbá, 03,0mm, Três Lagoas, 45,0mm e Ponta Porã, 60,8 mm.

“Durante os próximos dias, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica vai colaborar para a formação de nuvens muito carregadas, especialmente no sul do estado, que receberá chuva frequente e volumosa nos próximos dias. No entanto, no decorrer do fim de semana, os temporais também atingem outras áreas sul-mato-grossenses, como a capital Campo Grande”, informa boletim do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Pluviômetros
A chuva é medida por pluviômetros, aparelho meteorológico que mede a altura da lâmina de água gerada pela chuva que cai em uma área de 1m2. Então quando se diz que choveu 100 mm, quer dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresentou altura de 100 milímetros, que é o mesmo que 10 centímetros. Já cada milímetro refere-se a 1 litro de água.